Exposição de porcelanas revela a arte que vem do fogo

Mostra no Centro de Criatividade de Curitiba é opção para compras de Natal

Bem Paraná

O Centro de Criatividade de Curitiba abriga, até o dia 26 de novembro, a tradicional exposição “Arte do Fogo”, que reúne três mil peças de porcelana pintadas à mão e queimadas em fornos de altas temperaturas. Os trabalhos são realizados pelas integrantes do Núcleo Rosi da Silva Kleina, composto por artistas da mesma família. Todas as obras estão à venda e a novidade fica por conta das peças decoradas com motivos natalinos. A mostra pode ser visitada diariamente, das 9h às 19h. A entrada é franca. 

Essa é a décima quarta edição da mostra “Arte do Fogo”, que desde 1993 ocupa o mesmo local e coloca ao alcance do público obras baseadas em porcelanas antigas da França, Holanda, China e Inglaterra, resultado das pesquisas que o grupo desenvolve durante o ano. A exposição reúne peças em diversos tamanhos e formatos, que estarão à venda com preços variados. As porcelanas podem ser  utilitárias, como jogos de chá, jantar, fruteiras e galheteiros, ou decorativas, entre elas relógios, vasos, jarras e pratos de parede. A mostra, que serve como opção para as compras de Natal, também sorteia, entre os compradores, um jogo completo de chá.    

A história do núcleo teve início com o trabalho de Rosi Kleina, artista autodidata que repassava seus conhecimentos nas técnicas de pintura em porcelana para alunos residentes nas imediações do Parque São Lourenço. As primeiras edições da mostra contavam com trabalhos de todos os alunos. Depois, optou-se por expor porcelanas criadas pelas pintoras da família, todas discípulas de Rosi, chegando a reunir sete artistas, entre irmãs, sobrinhas e filhas. 

Cada uma das artistas possui estilo próprio, desenvolvendo porcelanas em áreas diversas. Envolvida pela pesquisa, Rosi elabora peças com motivos inspirados nas pinturas francesas do século 18 e inglesas do século 19, além de destacar-se pela pintura de rosas. Sua filha Mônica dedica-se às bijuterias, especialmente brincos.   

Apesar de ser uma arte dispendiosa, Rosi procura popularizar a porcelana, oferecendo diferentes opções aos compradores. Muitos de seus clientes vão formando os jogos aos poucos, comprando as peças em várias etapas. Outra vantagem dos jogos artesanais de porcelana é a possibilidade de repor uma peça, em caso de quebra.

 

Serviço:

Centro de Criatividade de Curitiba

(Parque São Lourenço – Rua Mateus Leme, 4.700)

14ª Exposição “Arte do Fogo”

Até 26 de novembro de 2006

Horário de visitas: diariamente, das 9h às 19h

A entrada é franca (as peças de porcelana estarão à venda)

Telefones de contato com o Núcleo Rosi da Silva Kleina: 3338-2277 e 9964-1630