A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e a Comissão Fulbright apresentam a exposição “Impressões Visuais” na Casa Andrade Muricy, para comemorar os 50 anos de existência da Comissão no Brasil. Serão apresentadas 126 fotografias que marcaram a história e as relações culturais entre Brasil e Estados Unidos.

Fique por dentro da programação da mostra.

Com curadoria de João Kulcsár, a mostra está dividida em seis capítulos: Herança, Política, Cultura, Cidadania, Esportes e Meio ambiente. “Para celebrar os 50 anos do Programa Fulbright no Brasil, esta exposição busca evidenciar as convergências e as divergências destas duas complexas sociedades, comparando as imagens da fotografia brasileira e americana publicadas em jornais e revistas”, explica Kulcsár.

As fotos da mostra foram cedidas pelos arquivos dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Última Hora, The Washington Post, The New York Times, Museu do Imigrante, Instituto Moreira Sales, Magnum Photos, National Geographic Magazine, NASA, Reuters e Associated Press. Num trabalho de um ano e oito meses, o curador selecionou as imagens.

A exposição justapõe uma coleção de imagens de uma maneira interessante e resgata momentos dos dois países, como as quedas dos presidentes Nixon e Collor. Outras imagens expressam os movimentos por Direitos Civis nos EUA e no Brasil, o sucesso do Brasil na Copa de 70, o sonho de Martin Luther King Jr., o assassinato de John Kennedy e o Golpe Militar de 1964. Semelhanças culturais, como o Carnaval no Brasil e Mardi Gras em Nova Orleans, também fazem parte da exposição.
A Comissão Fulbright foi criada pelo Governo do Estados Unidos depois da II Guerra Mundial, para promover a compreensão entre os povos. A Comissão Fulbright é uma entidade binacional que atua na área acadêmica em parceria com diversas instituições nacionais, promovendo o intercâmbio educacional e cultural. Ao longo destes 50 anos, concedeu mais de 5000 bolsas a brasileiros e norte-americanos, que em muito contribuíram na promoção do entendimento entre os dois países.