Exposição ensina sobre a Pré-história em Curitiba

Mostra apresenta dezenas de painéis contendo informações sobre a vida existente na Era Mesozóica

Redação Bem Paraná

“Na Era dos Dinossauros”, o primeiro museu itinerante do Brasil sobre a Pré-História, está em Curitiba. Trata-se de uma exposição essencialmente educativa, mesmo assim apresenta muitos elementos de entretenimento e diversão para crianças, jovens e adultos. Estruturada em formato de museu itinerante, a mostra já percorreu, desde abril de 2005, 40 cidades de Norte a Sul do País.

Fique por dentro da programação da mostra.

Sem limitar o tempo de permanência do visitante ou proibir fotos e filmagens em seu interior, a mostra apresenta dezenas de painéis contendo informações sobre a vida existente na Era Mesozóica; fósseis autênticos, alguns datados de, aproximadamente, 280 milhões de anos; raros exemplares de troncos de árvore fossilizados com cerca de 100 milhões de anos (nos quais é possível observar detalhes impressionantes, como nós e veios da madeira original); âmbares; réplicas de algumas espécies de dinossauros; réplica do crânio do Tyrannosaurus rex mais famoso do mundo (Sue); ovos dos gigantes da época, entre outros. Todas as informações apresentadas são validadas por profissionais da área – um paleobiólogo e um biólogo.

Uma das atrações da exposição é a réplica em tamanho real – única no Brasil da qual se tem notícia – do crânio da Sue, o Tyrannosaurus rex mais completo descoberto até hoje. A denominação do fóssil é uma homenagem à paleontóloga que o encontrou, Sue Hendrickson. Considerado um dos principais tesouros paleontológicos, a descoberta foi feita em uma reserva indígena em Dakota do Sul, EUA. O crânio original mede 1,5 m, pesa 272 Kg e está exposto – juntamente com o restante do esqueleto – no Museu Field de História Natural, em Chicago.