A exposição fotográfica sobre o resultado de três anos do Projeto Cruzeiros Científicos, uma iniciativa da UFPR/ Pós-graduação em Zoologia e do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), vai estar aberta em Curitiba. O objetivo é mostrar o trabalho de um grupo de jovens cientistas que embarcou rumo à região entre Cananéia e Guaraqueçaba, divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, a fim de unir esforços para conhecer e conservar o maior trecho de Mata Atlântica preservado do Brasil.
Fique por dentro da programação da mostra.
Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Lagamar, como é conhecido, ainda abriga uma incrível biodiversidade, paisagens extraordinárias e a rica cultura Caiçara. Esta região, mesmo localizada muito próxima a grandes centros urbanos como Curitiba, inexplicavelmente ainda é desconhecida da maioria da população. Trazer as belezas do Lagamar para perto das pessoas e conscientizá-las da importância de sua manutenção é um dos objetivos do Projeto Cruzeiros Científicos, que já percorreu mais de 2.000 Km mapeando e gerando informações sobre a biodiversidade da região.
A exposição, com fotos de Rodrigo Hypolitho, Luís Mello Coelho e Renato Garcia Rodrigues, é fruto do pensamento de que é possível aliar arte ao conhecimento científico, tornando-o mais agradável e auxiliando na conscientização sobre o quanto é belo e importante conservar o Lagamar.