Depois de percorrer 15 países e cerca de 25 mil quilômetros entre a América do Norte e a América do Sul, os fotógrafos Milena Costa de Souza e Pedro Viana trazem a exposição “Da América para as Américas”, para a Biblioteca Pública do Paraná. A mostra reúne fotos que “representam ao público um mundo tão próximo ao Brasil geograficamente mas, ao mesmo tempo, distante”.

Fique por dentro da programação.

A expedição foi concluída há quase um ano e, segundo os fotógrafos, o público terá a oportunidade de se reconhecer dentro da América Latina e aprender a história e cultura de povos de 14 países. “A exposição pretende resgatar a cultura latino-americana e as lutas desses povos para dar continuidade às suas tradições. Esse resgate é importante para que nós, brasileiros, possamos refletir sobre nossa própria identidade”, analisam. A mostra traz fotos dos Estados Unidos, México, Cuba, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Brasil.

Durante o percurso por aqueles países, Milena e Pedro documentaram em fotos, entrevistas e gravações os principais movimentos sociais da América Latina. “A idéia do projeto é observar e registrar os povos, suas diferentes culturas e as lutas contra a imposição de políticas imperialistas”, afirmam.

Carreiras

Milena é artista plástica e fotógrafa formada em Pintura, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. É especialista em História da Arte do século XX, pela mesma instituição. Participa desde 2006 do grupo Latinautas, que fez a expedição que percorreu 14 países da América Latina. Durante a viagem, Milena fotografou as principais manifestações políticas e culturais do continente americano.

Pedro é fotógrafo, graduando do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná. Foi correspondente internacional da revista Carta Maior até o ano passado. Ele também participa do grupo Latinautas.