Se fosse possível definir em uma palavra a exposição de Rogerio Ghomes, que abre neste sábado dia 31 de março as 10h na Galeria Ybakatu, essa palavra seria saudade.  A instalação Donde estoy, estoy a te esperar! começou com um banco vazio na cidade de Buenos Aires e se transformou em um projeto aberto que foi agregando imagens de diversos espaços públicos captados em diferentes cidades do mundo como Madri, Londrina, Rio de Janeiro, Paraty, Ponta Grossa, Curitiba, São Paulo e Londres.
É uma coleção que tem possibilidades de diferentes configurações de montagens, com imagens inéditas, explica o autor. O que não muda é o número de fotografias: são sempre 36 imagens, referencia ao clássico filme fotográfico de 36 poses. Cada imagem mostra um cenário com um banco vazio. Nas lentes do artista, elas traduzem a saudade e a solidão, assuntos recorrentes ao cotidiano contemporâneo.
 Rogerio recorda da primeira foto da coleção. Foi em Buenos Aires participando do Encuentros Abiertos – Festival de la Luz, num trabalho bastante intenso. Quando tudo terminou, num final de tarde a caminho do museu Malba me deparei com a escultura Floralis Genérica, no Parque de La Flor e ali fiquei. Quando bateu uma saudade do meu universo afetivo particular. Fui acometido por um sentimento de saudade e solidão tamanha, que em pensamento surgiu o titulo da instalação e em seguida a primeira imagem. Foi esse sentimento que norteou todo o trabalho. Acredito que das experiências vivenciadas pelo artista sempre surgem novas possibilidades de criação, explica.
Rogério Ghomes é artista paranaense, doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC SP, radicado há 12 anos em Londrina onde atua como docente em Artes Visuais na UNOPAR e é coordenador de pós-graduação em Fotografia e Direção de Arte. Na UEL atua no curso de Design Gráfico. Seus trabalhos são caracterizados pelas séries fotográficas com títulos poéticos. Além da quase ausência de pessoas, presentes de forma latente na imagem ou subtendidas nos títulos como nesta exposição. Ele expõe desde 1988 e assina peças que integram coleções importantes como a Pirelli MASP, MAM SP, MAM RJ, MAC-PR, Fundação Cultural de Curitiba, Coleção Joaquim Paiva e Coleção McLaren-Ron Dennis.
A instalação Donde estoy, estoy a te esperar foi apresentada em Londrina pela primeira vez em agosto do ano passado e vai ficar até abril em Curitiba, na Galeria Ybakatu. Depois, a mostra segue para o Museu de Arte de Ribeirão Preto, em setembro.
A Galeria Ybakatu Espaço de Arte funciona desde 1995 com a proposta de mostrar arte contemporânea e realiza exposições individuais com curadores convidados que abrangem a produção nacional e internacional.

Serviço:
Título: Donde estoy, estoy a te esperar!
Artista: Rogério Ghomes
www.rogerioghomes.com

Abertura: 31 de março (das 10h às 14h)
Visitação: até 27 de abril (segunda a sexta das 10h as 17h)
Local: Ybakatu Espaço de Arte, Rua Francisco Rocha, 62 Lj.6 Batel – Curitiba
Fones: (41) 3264.4752 // 9999.6816
[email protected]    www.ybakatu.com.br/novo