A exposição fotográfica “Namskar: Olhares da Índia”, de Rodrigo Fonseca, entra em cartaz em Curitiba. A mostra é formada por imagens registradas em viagem à Índia, no início de 2008.
Fique por dentro da programação da mostra.
Professor de educação física, coordenador do projeto Capoeira Criança e percussionista, Rodrigo teve um motivo especial para realizar esta viagem. “A viagem foi motivada pela busca de conhecimentos sobre a Tabla, o mais famoso instrumento de percussão do Norte da Índia”, conta. Durante 40 dias, ele fotografou as pessoas, costumes e a arquitetura das cidades de Puna, Cochin, Varkala, Colvam, Palolem, Hampi e Bangalore.
A paixão de Rodrigo pela fotografia é recente. “Os registros feitos na viagem não seguiram um roteiro e aconteciam durante as caminhadas, as voltas de Rick Shaw e de ônibus”, explica. A exposição pretende mostrar ao público um pouco do que o artista encontrou nesta viagem. “Caos, sujeira, barulho, comidas extremamente condimentadas, cores e música fazem parte do cenário e do cotidiano indianos”.
O nome da exposição, “Namskar” é uma saudação indiana, que tem o mesmo sentido de Namasthê. “O meu deus interior saúda o seu deus interior”, explica Rodrigo.