A exposição rastros, da artista visual Joana Corona, que acontece no Museu Municipal de Arte – MuMA (Portão Cultural) até o dia 14 de abril de 2013, completa-se com encontros de arte abertos ao público, nesta semana. Para a quarta-feira (27), às 19h, no Centro de Convivência do MuMA está agendado o lançamento de uma publicação com textos de Carlos Bitu Cassundé, Davi Pessoa e Raquel Stolf, paralelamente a conversas com os autores.

Na quinta e na sexta-feira (28 de fevereiro e 1º de março), das 14h às 18h, será desenvolvido o Laboratório de Escuta e Escrita, a cargo da artista Raquel Stolf, professora da Udesc – Universidade do Estado de Santa Catarina. Na Sala Roseli Giglio do MuMA, serão discutidos temas como Concepções e articulações da palavra, que aborda as relações entre palavra e conceito (das regiões verbais de Marcel Duchamp às proposições Fluxus e propostas conceituais), mais as dimensões ficcionais e documentais em experiências artísticas contemporâneas.

Também serão apreciadas proposições artísticas que articulam a palavra como matéria, experiência e imagem, enfocando-se a palavra como título e/ou texto ficcional, ao lado de diferentes possibilidades de escrita (palavras desenhadas, fotografadas, videografadas etc.) e a palavra inserida diretamente no espaço-tempo (ações, instalações e intervenções).

As proposições sonoras também estarão em pauta, com os usos do som no campo da arte contemporânea, relações entre escrita e escuta, trânsitos entre a palavra escrita e a palavra falada, modos e modulações de escuta. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo endereço eletrônico [email protected].
A mostra – Em rastros, a artista visual, poeta e editora Joana Corona transforma o espaço em uma espécie de biblioteca de resquícios, com livros, objetos, instalações, fotografias, vídeos, publicações e múltiplos, propondo uma reflexão sobre a escritura e a leitura.

A exposição foi idealizada e produzida ao longo do ano passado, contendo uma série de fotografias e vídeos feita em Roma (Itália), no Rio Tevere, durante o período em que a artista morou naquela cidade. A entrada é franca.

Serviço:

Local: Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina 3.430 – Portão

Data e horário: Até o dia 14 de abril de 2013, com horário de visitas de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

Preço: Entrada franca