A Sala do Artista Popular abre a mostra “Reciclarte” – que reúne 13 esculturas e objetos feitos com material 100% reciclável, dos artistas Rogério Aquino, Lóris Guto e Orlando Souza. As peças foram confeccionadas a partir de matérias-primas como cabeceira de cama, móveis velhos, cascas de palmeira, manilhas de argila, ossos de cachorros, janelas, lençol e pedras da rua.

Fique por dentro da programação da mostra.

A partir do tema “Lixo não Existe”, o grupo Reciclarte resolveu fazer arte para conscientizar a população sobre os problemas ambientais. As obras abrem espaço para a reflexão do que jogamos fora em nossas casas. “É claro que não vamos reutilizar todo o lixo para fazer arte, mas as peças permitem ver a forma descomunal como consumimos”, explica Rogério Aquino, um dos fundadores do grupo.

A intenção do Reciclarte, a partir desta exposição, é ensinar esta arte para crianças de baixa-renda. “O que é apenas uma garrafa pet velha, pode se tornar um boneco”, explica Aquino que, por falta de dinheiro, teve de substituir a tinta a óleo por material reciclável. “Hoje encontro 80% do meu material na rua. Andar de bicicleta pela cidade rende muita matéria-prima”, conta.