Fotógrafos paranaenses homenageiam cinema em exposição

Projeto é inédito e reúne grandes nomes da fotografia

AEN

Abre em Curitiba a mostra “O cinema no olhar”, que reúne o trabalho de dez fotógrafos paranaenses em uma homenagem a sétima arte. O projeto é inédito e reúne grandes nomes da fotografia, como Alice Varajão, Pedro Nossol, Lina Faria, Milton Jr., Marcelo Dallegrave, Waldo Rafael, Sossella, Ricardo Garcia, Alberto Melnechuky e Lya Ubá. Entre os temas explorados pelos artistas estão a literatura no cinema, o glamour cinematográfico e clássicos de Hitchcock e Bertolucci.

Fique por dentro da progarmação da mostra.

“Alice Varajão recriou o clássico do cinema romântico dos anos 40, imortalizado pelo casal Ingrid Bergman e Humprey Bogart em ‘Casablanca’. Nossol, outro fotógrafo de renome, recriou uma cena de ‘A Loira Fantasma’, lenda curitibana dos anos 70, que virou filme nas mãos das cineastas Fernanda Morini e Jussara Locatelli”, explicou o curador da mostra, Tiomkim.

De acordo com Tiomkim, a exposição traz algumas inovações como a imagem produzida por Lina Faria, que leva o espectador a um dos momentos chaves do filme ‘Vertigo’ de Alfred Hitchcock. “Outro destaque é o trabalho de Milton Jr., que mergulha nos anos 1920 e recria a imagem da socialite entediada de um dos clássicos da literatura americana, ‘O Grande Gatsby’, cuja versão cinematográfica fez sucesso com a direção de Jack Clayton em 1970”, disse.

“Marcelo Dallegrave dá vida ao personagem mais famoso do escritor Oscar Wilde, ‘O Retrato de Dorian Gray’, vivido no cinema pelo ator Hurd Hatfield na versão de 1945. Waldo Rafael recria o universo da série ‘As Panteras’, sucesso dos anos 1970. Já Sossella homenageia o filme francês de 1934, dirigido por Dorothy Arzner, inspirado no romance homônimo de Emile Zolá”, acrescentou o curador.