Foz recebe acervo do MON

São 40 gravuras do Museu Oscar Niemeyer

AEN

As 40 peças que fazem parte da exposição “Gravuras do Acervo” do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, estarão expostas na Sala de Exposições da Fundação Cultural, Antônio Cabral de Mendonça a partir do dia 16. As obras ficarão em Foz do Iguaçu até o dia 05 de outubro. Depois segue para outras cidades do Paraná, como Londrina, Maringá e Cascavel, totalizando o circuito pelos espaços culturais do estado. Essa é a primeira vez que as gravuras deixam o museu. Paralelamente serão realizados workshops com alunos das escolas municipais da cidade e, outro, direcionado para os artistas locais.

Os workshops iniciam no dia 20 e seguem até o dia 28. São 20 vagas para os artistas e 560 para os alunos. Para os profissionais da área, as atividades sobre “Xilogravura” serão realizadas na Fundação Cultural das 8h às 17h30 com o artista plástico André de Miranda.

Com as crianças, as oficinas serão ministradas nas escolas, sob o comando da artista plástica Marisa Hull. O tema será “Gravuras em Relevo”. Até agora, sete escolas confirmaram a participação.  O objetivo do trabalho com as crianças é promover um aprofundamento artístico e cultural com os alunos e os professores, também demais segmentos da comunidade escolar.

De acordo com o secretário geral da Fundação Cultural, Adilson Pasini, geralmente esses cursos têm custo, mas a FC subsidiará todos os gastos, inclusive o material a ser utilizado durante o workshop.

Gravuras – Na exposição, estarão expostas gravuras de Cândido Portinari, Erbo Stenzel, Fernando Calderari, Paulo Menten, Helena Grudzien, André de Miranda, Poty Lazzarotto, Domício Pedroso e Guido Viaro. Os trabalhos são em água-forte, gravura em metal, água-tinta, xilogravura, linoleogravura, litografia, gravura em relevo e zincogravura. O trabalho de Potty, por exemplo, poderá ser visto em Foz do Iguaçu, na Usina de Itaipu: o Painel do Barrageiro.

Inscrições – Os escultores, pintores da região poderão fazer a inscrição na sede da Fundação Cultural. Mais informações pelo telefone (45) 3521-1480.