Apreciadores do comics (histórias em quadrinhos) americano terão a chance de conferir a homenagem aos artistas que influenciaram o mundo com seus estilos modernos e realistas. O ilustrador e professor de desenho Gamal Logan reúne 24 obras (23 desenhos e uma pintura) na mostra.
Fique por dentro da programação da exposição “Comics americano: a mitologia moderna”.
Logan cita Jim Lee, John Buscema, Marc Silvestri, Neal Adams, Jim Steranko, Alex Ross, Frank Miller, John Cassaday, Bryan Hitch, Simon Bisley, Enki Bilal e Mark Teixeira, como os artistas que o inspiraram nos estudos e trabalhos no decorrer de uma década. “São artistas hoje consagrados, que marcaram época e fazem história através dos tempos e da indústria da mitologia moderna dos super-heróis”, analisa. Para ilustrar melhor a matéria, Logan fala de Joe Bennett, Mike Deodato Júnior, Roger Cruz, Ivan Reis, Renato Guedes, Emir Ribeiro, Mouzart Couto, Luke Ross e Peter Vale, “artistas que contribuem para a evolução das artes plásticas, da arte seqüencial. Assim, brasileiros, americanos e europeus fazem história na indústria”.
Diferenças
Esses artistas, na sua opinião, são exemplos que há uma indústria próspera a ser explorada: um mundo a ser conquistado por aqueles que procuram viver da arte em quadrinhos. “Tudo que é preciso é deixar de lado as diferenças ideológicas e abraçar aquilo que se ama, sem distinção de raça, credo ou religião”, diz o professor. “Nosso dever como profissionais do ramo é mostrar as maravilhas dessa arte e o que podemos atingir e conquistar com ela… e não suas diferenças.”
Atualmente, além de ministrar aulas de comics americano, curso que prepara os alunos para o mercado norte-americano, Logan desenvolve vários projetos culturais, voltados para a mitologia moderna.