Com a finalidade de recuperar os registros históricos da arte paranaense, o Museu Paranaense e o Museu Alfredo Andersen estreiam, nesta semana, duas exposições integrantes da 9ª Semana Nacional de Museus.
Criado em 1876 e reconhecido como o terceiro museu público mais antigo do Brasil, o Museu Paranaense inaugura, no dia 17 de maio, uma mostra que celebra sua história. Composta por objetos, documentos, fotos e quadros, Memórias e Narrativas em Construção apresenta os fundadores e alguns de momentos mais significativos da instituição, como a participação em Feiras Nacionais e Internacionais do final do século XIX, as primeiras aquisições do acervo, a sistematização dos setores científicos e a produção de artigos e outras publicações, além de fotos de Curitiba durante os anos da trajetória do Museu Paranaense.
Já o Museu Alfredo Andersen inaugura, no dia 18 de maio, às 18h30, a série Discípulos, com mostras de trabalhos dos principais alunos de Andersen. A primeira exposição da série reúne 17 obras (aquarelas, óleos e desenhos) de Gustavo Kopp, pintor curitibano que completaria 120 anos em 2011.
SERVIÇO:
Exposição Memórias e Narrativas em Construção
Local: Museu Paranaense
Endereço: Rua Kellers, 289
Data e horário: Entre 17 de maio e 4 de julho de 2011 – Terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado e domingo das 11h às 15h.
Preço: Entrada franca
Série Discípulos de Andersen – Gustavo Kopp – 120 anos
Local: Museu Alfredo Andersen
Endereço: Rua Mateus Leme, 336
Data e horário: Entre 18 de maio e 10 de agosto – Terça a sexta-feira das 9h às 18h. Sábado e domingo das 10h às 16h.
Preço: Entrada franca