Exposição na Biblioteca Pública do Paraná reúne ilustrações de árvores históricas na paisagem de Curitiba. A mostra, que traz os trabalhos de grupo de ilustradores do Centro de Ilustração Botânica do Paraná, entra em cartaz nesta terça-feira (12), no hall térreo, e ficará aberta à visitação pública até o próximo dia 23.


Maria de Fátima Zagonel é coordenadora do projeto para ilustrar e registrar em livro as árvores históricas. “Com grande entusiasmo e dedicação, ao final de três anos, finalmente aprovado pela Lei de Incentivo Municipal, estamos apresentando o nosso trabalho, e mais do que trabalho, o amor pela nossa cidade e pelo verde que cresce e nos serve de inspiração diária”, analisa.


Proteção por lei


O livro traz ilustrações de “árvores históricas, espécimes que conviveram com a história da cidade e se fundiram com a paisagem urbana. Nesteexemplar, a técnica artística empresta seus traços à botânica, à cultura e aos cidadãos. A consciência e o despertar para a vitalidade que brota de tão raras árvores têm espaço entre aqueles que sabem da importância de sua história e de sua memória”


A publicação “Árvores históricas na paisagem de Curitiba”, além de informar as características e curiosidades de cada uma das espécies protegidas por lei e imunes de corte, traz ilustrações mostrando que o talento do grupo de ilustradores surpreende a cada novo trabalho”, comenta Gerdat G. Hatschbach, doutor honoris causa em Botânica. A obra, com 62 páginas, está à venda no Centro de Ilustração Botânica do Paraná, na Rua Mateus Leme, 1.556, conjunto 20.


Ilustrações


A arte de ilustrar plantas é muito antiga e apreciada por povos do mundo inteiro. Desde os tempos dos faraós, no Antigo Egito, os homens costumavam usar motivos vegetais para decorar paredes, vasilhas e estimentas. Com o desenvolvimento das civilizações a arte botânica voluiu, passando por etapas e métodos diferentes até chegar à forma como conhecida hoje em dia, caracterizada pela extrema precisão morfológica riqueza de detalhes. ilustrador botânico é a pessoa que se especializa em ilustrar para iência, contribuindo para a divulgação dos conhecimentos científicos relacionados com a flora.


Entidade


O Centro de Ilustração Botânica do Paraná foi criado há seis anos. Idealizado como entidade de caráter sociocultural e educativo, de iniciativa privada, sem fins lucrativos, é filiado à Fundação Botânica Margaret Mee (RJ). Essa fundação tem a proposta de dar continuidade ao trabalho da ilustradora inglesa radicada no Brasil de 1952 a 1988. Um de seus objetivos é o de incentivar a formação de novos ilustradores, como o programa de bolsa artística ofertada a aquarelistas interessados no registro da flora brasileira.


 


Serviço: Exposição “Árvores históricas na paisagem de Curitiba”


Data: 12 a 23 de setembro


Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes,


133