No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Museu Paranaense abre espaço para a pintora, desenhista, ilustradora e escritora paranaense, Clotilde de Quadros Barros com a exposição “Nossas Lendas” que acontece a partir desta quarta-feira, dia 7, na na Sala Especial. Na ocasião, a artista – que tem um importante trabalho como pesquisadora da cultura popular – vai apresentar 13 pinturas cuja temática é a criatividade da expressão folclórica nas lendas do Estado. A mostra permanece aberta até o dia 8 de abril.

Nascida em Ponta Grossa, Clotilde estudou desenho e pintura durante três anos com o pintor Estanislau Traple, aperfeiçoando-se com o professor e artista Guido Viaro. No ano Internacional da Mulher, a convite do Clube Soroptimista, criou o símbolo comemorativo do evento no Paraná. Em 1975 foi nomeada como a pintora do ano pelo Diário Popular. Em 1977, viajou pela Europa onde permaneceu por três meses em estudos, pesquisa e aperfeiçoamento cultural. Alguns trabalhos foram selecionados pela Unicef, em 1988. Participou de inúmeros salões de arte com premiações, coletivas e exposições individuais em várias galerias de arte do País.

“Nossas Lendas” traz as obras da artista que fazem parte do acervo do museu. São pinturas que retratam lendas como a da Gralha Azul, Erva Mate, Vila Velha, Cataratas do Iguaçu, do Véu de Noiva entre outras.

Serviço:

“Nossas Lendas”

Museu Paranaense – Rua Kellers 289, Alto São Francisco

De terça a sexta-feira, das 9h30 às 13h30. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 15h. Entrada: R$ 2,00; crianças e idosos pagam R$ 1,00 e aos sábados a entrada é franca. A exposição permanece aberta até 8 de abril.

Informações: (41)3304-3300.