Mostra Comunidades Quilombolas fica até dia 14

AEN

O público tem até o próximo dia 14 de janeiro para visitar a mostra Comunidades Quilombolas do Paraná, da fotógrafa Fernanda Castro, na Biblioteca Pública do Paraná. A exposição foi aberta em novembro de 2015 e fez parte da programação que a Secretaria de Estado da Cultura e a BPP promoveram em homenagem ao mês da Consciência Negra.

Comunidades Quilombolas do Paraná é formada por 11 fotografias, reproduzidas em alta resolução, e é resultado do trabalho de pesquisa da artista sobre a identidade cultural negra e suas raízes sociais nas comunidades quilombolas do Paraná. A série retrata, em especial, a mulher negra e suas comunidades sociais e culturais, cujas raízes alimentam fortemente a constituição de nossa sociedade.

Segundo o jornalista e poeta Zeca Corrêa Leite, que assina o texto de apresentação da mostra, as fotografias de Fernanda Castro trazem o testemunho de mundos não revelados.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernanda Castro foi, durante 4 anos, professora de Foto-Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). De 1980 a 2002, atuou como repórter fotográfica nos jornais Gazeta Mercantil, O Estado do Paraná e Correio de Notícias.

Entre seus trabalhos autorais, destacam-se as exposições individuais Comunidade Negra do Sutil, realizada em 2003 na Biblioteca Especializada em Cinema André Malraux, em Paris, e Ruídos e Silêncios, exposta no Museu de Arte Sacra, em Curitiba, em 2002.

SERVIÇO: Mostra Comunidades Quilombolas do Paraná, de Fernanda Castro.

Data: Até 14 de janeiro.

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Curitiba – PR.

2.ª a 6.ª, das 8h30 às 20h.

Sáb, das 8h30 às 13h.

Entrada franca.

Mais informações: (41) 3221-4917

www.bpp.pr.gov.br