Mostra “Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas”

A mostra surge como parte dos diálogos entre Lisboa/Curitiba, Portugal/Brasil

Redação Bem Paraná com assessoria

No segundo semestre de 2012 iniciaram as comemorações do ano Portugal no Brasil. O evento é uma iniciativa de ambos os países para divulgar a cultura portuguesa em terras brasileiras. Dia 18 de abril de 2013 inicia a exposição “Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas” no Museu da Fotografia de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro).

A mostra fotográfica coletiva “Olhar Brasileiro em Terras Portuguesas”, com curadoria da artista visual e pesquisadora Milena Costa, pretende reunir diferentes gerações de fotógrafos brasileiros que tenham se relacionado, por meio de suas câmeras, com Portugal. A mostra surge como parte dos diálogos entre Lisboa/Curitiba, Portugal/Brasil e conta com a participação dos fotógrafos Flávio Damm (1928), Orlando Azevedo (1949), Nilo Neto (1975) e Pedro Vieira (1983).

Além de reunir experiências e olhares variados, a mostra também traz o olhar dos fotógrafos em momentos distintos da história portuguesa. Damm e Azevedo visitaram as terras portuguesas em diversos momentos de suas vidas e carreiras. As imagens que irão integrar a mostra foram realizadas desde a década de 1980 até o presente ano, 2013. Nilo Neto, por sua vez, contribui com retratos do cotidiano português realizados em sua última viagem, em 2011. Pedro Vieira, apresentará imagens que realizadas durante o ano Portugal no Brasil. Vieira, percorreu diversas cidades portuguesas durante a expedição Fronteiras da Latinidade (dezembro de 2012/ janeiro de 2013).

A reunião destes fotógrafos em uma única mostra nos permite, não só perceber a cultura portuguesa por meio do olhar estrangeiro e brasileiro, mas também constrói pontes entre as produções de gerações de fotógrafos atuantes na cena local.

Serviço:

Local: Museu da Fotografia de Curitiba

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro;

Data e horário: De 18 de abril até 09 de junho de 2013, das 09h às 12h e das 13h às 18h (terça, quarta, quinta e sexta-feira); e das 12h às 18h (sábado e domingo).

Preço: Não Divulgado