Mostras abordam integração da arte no espaço expositivo

“Reminiscências” é resultado da oficina Laboratório de Criação Artística, promovida pela Faculdade de Artes do Paraná

Redação Bem Paraná com Fundação Cultural

O Memorial de Curitiba abriga durante os meses de maio e junho duas exposições que abordam a integração da arte no espaço em que ela está inserida. Reminiscências, interferência artística, permanece em exposição até o dia 3 de junho no mezanino da Praça do Iguaçu. Já no Salão Brasil, o destaque é o trabalho de Deborah Bruel, com a exposição Artifícios, em cartaz até o dia 17 do mesmo mês. Ambas as atrações são gratuitas.

Reminiscências é resultado da oficina Laboratório de Criação Artística, promovida pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Sob orientação do professor Flávio Marins, os alunos Elisângela Justino Strasse, Giselle de Moraes, Karla Hruschka, Lilian Cunha, Marcelo Renato Bergamo B dos Santos, Marilia Kalil, Marilia Pinheiro, Patrícia Schnaider Rodrigues, Ruth Maciel Domingues, Tiago Veiga Valdivieso e Vanessa de Moraes reuniram-se para repensar o espaço expositivo do Memorial e refletir sobre a sua função de guardar memórias do passado. Com isso, criaram uma interferência artística que remete não só a essa memória coletiva e institucional, como também às lembranças e histórias pessoais de todos nós. Buscando aproximar-se dos contos e fábulas infantis, o trabalho cria metáforas para alcançar essas memórias além de estabelecer um lugar de conflito, um contraponto entre o pessoal e o coletivo.

Na obra Artifícios, a artista Deborah Bruel procura dialogar com o espaço arquitetônico que abriga sua obra. Utilizando a fotografia para criar jogos de percepções e ilusão de ótica, Deborah propõe que o espaço não apenas abrigue a arte mas que se integre a ela, tornando-se uma única peça. Provocando experiências visuais que estimulam a memória e a imaginação, a exposição mostra aquilo que normalmente não é percebido, como pisos, rodapés, calhas e vigas, um reflexo do que está atrás de quem vê a obra.
 
Serviço:

Local: Memorial de Curitiba

Endereço: Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico

Data e horário: Até 03 de junho de 2012 (terça-feira a domingo), terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às

18h; sábados e domingos, das 9h às 15h

Preço: Entrada franca