Mostras marcam os 151 anos de nascimento de Alfredo Andersen

A entrada é gratuita

AEN

Para lembrar os 151 anos de nascimento de Alfredo Andersen, na próxima quinta-feira (3), Curitiba recebe duas exposições especiais. O Museu Alfredo Andersen reúne as mostras Imersão na Cor, com trabalhos de artistas que promovem uma releitura das principais obras do pintor norueguês, e Andersen Retratista, com retratos de personalidades locais feitos por ele. As exposições integram a Semana Andersen, evento promovido anualmente no início de novembro. A entrada é gratuita.

Na mostra Imersão na Cor, os artistas Francis Rodrigues, Leila Valebona, Marise Hauer e Miriam Fischer produziram trabalhos que se relacionam com a obra de Andersen por meio da cor. Ao longo de 2011 eles estudaram o trabalho do norueguês, sob coordenação de Leila Valebona. Para a exposição, cada artista teve liberdade de produzir o que quisesse tendo como foco a cor no trabalho do pintor.

Francis Rodrigues produziu pinturas pensando em espaços truncados e fragmentados da arquitetura que apresentam planos claros e escuros. Leila Valebona destaca a paisagem de Andersen através da justaposição de campos orgânicos de cores, criando planos cromáticos contrastantes. Marise Hauser utilizou campos de cores para representar recortes de obras de Andersen, trabalhando em determinadas partes com uma cor mais saturada que colocam em questão as relações cromáticas da obra. Já Miriam Fischer produziu pinturas baseadas nas paisagens de Andersen, que se dão por meio de linhas coloridas, produzindo agrupamentos de tonalidades contrastantes, sendo que partes do trabalho foram deixadas sem tinta. Imersão na Cor será exposta até 5 de fevereiro de 2012.

RETRATOS – O trabalho de Alfredo Andersen como retratista é um dos destaques na carreira do artista, considerado por muitos como o pai da pintura paranaense. Durante o tempo em que viveu em Curitiba, retratou importantes personalidades locais, como David Carneiro, Nestor Vitor, Vicente Machado, Generoso Marques e Romário Martins. Esses e outros quadros fazem parte da exposição Andersen Retratista, que também será aberta ao público no dia 3 e fica disponível até 5 de janeiro de 2012.

Serviço: Mostras Imersão na Cor Andersen Retratista

Abertura: quinta-feira, dia 3

Local: Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme 336 – São Francisco).

Horário: terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados das 10 às 16 horas

Entrada franca