Dois artistas abstratizantes curitibanos são homenageados na exposição que será aberta nesta quinta-feira (25), às 19 horas, no Museu de Arte da UFPR – MusA. “A Sensibilidade da Abstração – Fernando Velloso e Domicio Pedroso – 80 anos” fica em cartaz até 20 de abril de 2011.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Fernando Velloso e Domicio Pedroso, nascidos em 1930, trilharam trajetórias paralelas na arte e na cultura do estado do Paraná. Ambos tiveram aulas com Guido Viaro e se formaram na primeira turma da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Nas artes visuais, Fernando Velloso e Domicio Pedroso, junto a outros artistas do Paraná, adotaram uma tendência abstratizante, sem deixar o figurativismo de lado e fazendo emergir a figura, a forma.

Essa tendência, iniciada a partir da década de 50, é o fio condutor da mostra “A Sensibilidade da Abstração”. As obras de artistas não abstratos, mas abstratizantes, constroem uma nova “realidade” com estruturas oníricas ou paisagísticas, dando sentido à “abstração expressiva” de Kandinsky.

Além de obras de Fernando Velloso e Domicio Pedroso, participam da mostra trabalhos de Alcy Xavier, Antonio Arney, Arcângelo Ianelli, Ennio Marques Ferreira, Érico da Silva, Euro Brandão, Fernando Calderari, Francisco Stockinger, Helena Wong, Ida Hannemann de Campos, Jefferson César, João Osorio Brzezinski, Loio Pérsio, Mário Rubinski, Renato Pedroso, Thomas Wartelsteiner, Violeta Franco e Werner Jehring.

A organização e curadoria é de José Carlos Cifuentes. A exposição é uma parceria com o Museu de Arte Contemporânea do Paraná e conta com o apoio da Associação dos Professores da UFPR.

Serviço:
Exposição “A Sensibilidade da Abstração – Fernando Velloso e Domicio Pedroso – 80 anos”
Local: MusA – Museu de Arte da UFPR (Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade – Rua XV de Novembro, 695, 1º andar, Centro)
Abertura: 25 de novembro de 2010 (quinta-feira), às 19 horas
Período: 25 de novembro de 2010 a 20 de abril de 2011
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 09h00 às 18h00 e sábados, das 09h00 às 13h00
Entrada gratuita