Resultado de uma parceria com o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da cidade de Tupã-SP, o objetivo da exposição é colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Parque da Região do Xingu. A reserva, situada no norte do Mato Grosso, totaliza uma população de aproximadamente 5.500 índios de 14 etnias diferentes. A ideia também é promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil, por meio de fotografias dos povos xinguanos e das peças do acervo do MAE. A exposição será realizada na sede do Museu, em Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.
Durante a abertura, a professora da UFPR Laura Pérez Gil proferirá palestra sobre o tema, e o Quarteto Líberi, integrantes do Madrigal da UFPR, apresentará um concerto de peças populares e eruditas de temática indígena, dentre elas, composições de Villa Lobos e cantos coletados e arranjados pelos compositores Marlui Miranda e Marcos Leite.
Exposição – A mostra é composta por painéis fotográficos e instalações, com imagens feitas pela fotógrafa e pesquisadora Bárbara Avelino e curadoria de Diná Jobst, do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre. Junto a esse material, serão expostas diversas peças xinguanas do acervo do MAE, sob a curadoria da professora Laura Pérez Gil. As peças são relacionadas com os quatro rituais, objetos da exposição. As imagens, os textos e os objetos expostos oferecem um panorama sobre a vida ritual entre os povos do Alto Xingu, com um importante valor documental no que diz respeito à sociabilidade indígena e de grande apelo estético pela beleza de ornamentos, pintura corporal, música e danças.
“Cores do Xingu” é uma mostra itinerante e foi apresentada pela primeira vez no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã-São Paulo. A exposição agora será realizada em parceria com o MAE, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (Proec).
Serviço:
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá – PR
Data: de 05 de julho a novembro de 2013
Preço: Não divulgado