Museu Oscar Niemeyer abre exposição do acervo municipal

Seleção é composta por cerca de 120 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias e imagens

AEN

O Museu Oscar Niemeyer abre a mostra “Diálogos de um acervo – Museu na Escola”. Estarão expostas obras de Pablo Picasso, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Oswaldo Goeldi, Lasar Segall, Pancetti, Candido Portinari, Manabu Mabe, Aldemir Martins, Alberto da Veiga Guignard, Poty Lazzarotto, Guido Viaro e Theodoro De Bona. A seleção é composta por cerca de 120 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias e imagens, que contemplam as diversas formas de expressão em diferentes períodos da história da arte. Durante o evento, o Museu permanecerá com a bilheteria franqueada, entre10h e 12 horas.

Fique por dentro da programação.

A exposição abrange o início no século 19, quando Jean-Baptiste Debret, artista da Missão Francesa no Brasil, passou pelo Paraná, até o ano 2000, com as aquisições recentes. O trabalho de pesquisa e seleção foi feito pelos críticos de arte Fernando Bini e Rosemeire Odahara em um universo de aproximadamente 5 mil obras, que integram o acervo municipal.

As obras estão agrupadas por sete temas: Abstração, Espaço, Mitos, Objetos, Corpo, Ritos e Natureza. “Mesmo que este conjunto possa revelar um caminho na história da arte, esta não foi a intenção inicial. Para enfatizar a unidade do conjunto partimos da análise do desenvolvimento do nosso imaginário, na tentativa de restituir as transformações sofridas nos valores simbólicos destas imagens”, disse Fernando Bini.

A exibição é resultado da parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Museu. “É um acervo representativo que traz em sua concepção outro objetivo muito importante: o de Ação Educativa. Um trabalho que desenvolvemos, desde a criação do Museu Oscar Niemeyer, com as exposições que exibimos”, afirma a presidente do Museu, Maristela Quarenghi de Mello e Silva.

Museu na Escola

As obras foram selecionadas com o objetivo de servir ao projeto Museu na Escola, lançado no ano passado pela Fundação Cultural. A partir de material didático de qualidade, com reproduções das obras que compõem a mostra, o projeto pretende despertar nas crianças o olhar sensível e reflexivo sobre a arte.

O material é composto por um caderno de estudos para o professor, dois encartes –um mapa e uma linha do tempo –, pranchas com as reproduções das obras e um suporte expositor, para ser utilizado em salas de aula. O mesmo kit, usado no ano passado pelo projeto, é a base das oficinas programadas pela Ação Educativa no Museu para esta mostra. O ensino é complementado pela apreciação das obras originais na exposição do acervo municipal.

Para o presidente da FCC, Paulino Viapiana, a parceria com o Museu Oscar Niemeyer contribui para a continuidade do projeto e reforça sua atitude de parceiro dos educadores. “Ao abrir as suas portas para pequenos iniciantes no caminho da descoberta e apreciação do espaço museológico, o Museu oferece também ao seu grande e fiel público a oportunidade de conhecer ou rever este importante patrimônio da cidade de Curitiba”, diz Viapiana.