Shiró, Senise, Stockinger, Samico, Amélia Toledo, Portinari, Poty e Erbo Stenzel são alguns dos artistas apresentados nas duas exposições de acervo em cartaz no Museu Oscar Niemeyer. As duas mostras –“Gravuras do Acervo” e “Acervo – Aquisições”- exibem obras de artistas já reconhecidos pela história da arte e ainda oferecem ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a arte desenvolvida no Paraná

         A exposição “Gravuras do Acervo” apresenta uma seleção, composta por aproximadamente 40 obras, que evidencia as variadas técnicas como água-tinta, ponta seca, xilogravura, linoleogravura, zincogravura e outras. Na mostra encontram-se gravuras de Portinari, Werner Jehring, Orlando Silva, Erbo Stenzel, Paulo Menten,  Poty, Fernando Calderari e o mestre paranaense Guido Viaro.

         Este panorama, em exibição no hall do Pátio das Esculturas, é complementado pela apresentação, no espaço educativo, de matrizes que exemplificam as variadas técnicas utilizadas na produção de gravuras. Já a exposição “Acervo –Aquisições” reúne cerca de 50 obras incorporadas ao acervo, desde 2003, em sua grande maioria por meio de doações de artistas.

         Nesta exposição destaca-se a aquarela sobre papel de Flávio Shiró, a tela de Daniel Senise, as esculturas de Stockinger, as xilogravuras de Samico e as obras de William Michaud, de grande valor histórico. Helena Wong, Estanislau Traple, José Antônio de Lima, Mazé Mendes e Yara Moraes estão entre os artistas representantes do Paraná.   

 Serviço
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – CEP: 80530-230
Telefone: (41) 3350-4400
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h, até abril
*quarta-feira de cinzas (21) abrirá somente a partir das 13h
Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes
(Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, agendados não pagam)