Museus da Secretaria da Cultura abrem no Carnaval

Os espaços culturais fecharão apenas na segunda-feira para limpeza

Redação Bem Paraná

Para quem estiver em Curitiba durante o feriado de Carnaval, a Secretaria de Estado da Cultura oferece exposições para agradar aos gostos mais variados, em seus museus. No sábado (18) e no domingo (19), os espaços funcionam em horário de fim de semana. Na segunda-feira (20) estão fechados para limpeza e manutenção. Na terça (21) e quarta (22) reabrem em horários especiais.

O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece diversas opções, com mostras que caminham pelas diferentes vertentes das artes. Entre elas estão: Antanas Sutkus – Um olhar livre, Os Caprichos de Goya, MAP: Início do Acervo MON, Série Entrevistas, Translúcido – imagens e movimentos, Salão Paranaense: uma retrospectiva, Coleção Brasiliana Itaú, Mulheres no Acervo MON e De Valentim a Valentim.
 
A Casa Andrade Muricy (CAM) apresenta duas exposições fotográficas. Uma delas, a mostra Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück, recupera a arte de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil. Também com trabalhos em exposição na CAM, Erich Salomon e Barbara Klemm são dois fotojornalistas que possuem fundamental importância para a cultura alemã. Cerca de 100 fotografias da dupla estão reunidas no trabalho Zeitsprung – Salto no Tempo.

As seis exposições em cartaz no Museu Paranaense abordam a história do Estado de diferentes formas. É possível acompanhar trabalhos sobre comunidades quilombolas, as mulheres intelectuais e artistas do Paraná, uniformes e armas militares, coleções de pratarias, louças e porcelanas e exposições de mobiliários e objetos antigos.

Parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) está exposto na mostra Os Encontros de Arte Moderna, os conceitualismos no Paraná, no próprio MAC. O espaço ainda abriga outras duas exposições, “Arabescos”, de Larissa Franco, e “Organóides”, de Paulo Carapunarlo.

No Museu Alfredo Andersen, o público tem a oportunidade de conferir os últimos dias das exposições Andersen Retratista, com retratos de personalidades locais feitos pelo artista, e Imersão na Cor, com obras que promovem uma releitura dos principais trabalhos do pintor norueguês.