Nomes fortes das artes fazem temporada

Dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, Museu Oscar Niemeyer acolhe obras do acervo de arte da Renault

Bem Paraná

Curitiba é a primeira cidade a receber a exposição Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault, que apresenta a sociedade industrial a partir do olhar de grandes expoentes da arte contemporânea.  São  pinturas, esculturas, desenhos e colagens de artistas como Jean Dubuffet, Arman, Jean Tinguely, Juan Miró e Erró, entre outros, que estarão a mostra no  Museu Oscar Niemeyer a partir deste sábado. algumas delas são inéditas no Brasil.

A exposição é promovida pela Renault e integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil.
Para o presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier, a exposição do acervo é  “uma oportunidade rara para mostrar que a integração da empresa com a sociedade é mais do que a produção de automóveis.” Ele destaca o caráter “inovador” das obras. “De motores a parafusos, partes e peças dos automóveis foram empregadas e transformadas em arte”.

Está dividida em quatro núcleos: O Universo Industrial, Ambiente Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética – e apresenta trabalhos inéditos no Brasil.
As obras – um total de 96 peças de 18 autores – são do acervo de arte da Renault, constituído entre 1967 e 1985 em um sistema pioneiro de mecenato. Com o objetivo de estimular a produção artística de vanguarda e estabelecer um elo entre a arte e o mundo industrial, a empresa abriu as portas de seu parque fabril para que artistas plásticos  trabalhssen com novos materiais.

O  acervo que surgiu dessa parceria é um dos mais notáveis entre empresas privadas,  formado por mais de 300 obras e apresenta um panorama dos mais diversos movimentos da história da arte contemporânea.
Como ressalta a historiadora de arte e curadora do acervo, Ann Hindry, trata-se de um “encontro histórico entre o mundo industrial e grandes nomes da arte contemporânea.“Eles apresentaram um espelho, talvez crítico ou sarcástico mas, ao final de contas, amplificador”, diz.

 Ano da França no Brasil — Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault não é a única participação da Renault dentro da programação do Ano da França no Brasil. A empresa também está promovendo a exposição A Renault de Doisneau, composta por 112 fotografias do francês Robert Doisneau produzidas especialmente para a montadora ao longo de duas temporadas de trabalho nos anos 30, 40 e 50.
A mostra, que está exposta em Curitiba, até 14 de junho na Casa Andrade Muricy –  e depois segue para São Paulo, com temporada na FIESP entre 27 de outubro e 6 de dezembro – traz o olhar de Doisneau sobre o cotidiano dos trabalhadores, o ambiente das oficinas e o papel crescente do automóvel na sociedade.

Serviço
Exposições Renault no Ano da França no Brasil:
Uma Aventura Moderna – Exposição da Coleção de Arte Renault
Até  9 de agosto. Museu Oscar Niemeyer (MON –
Rua Marechal
Hermes, 999).