‘O Cinema no Olhar’ traz fotos do italiano Tazio Secchiaroli

Galeria da Caixa apresenta exposição de fotos do primeiro "paparazzo" da história da fotografia

Redação Bem Paraná

A Galeria da Caixa exibe os trabalhos do fotógrafo italiano Tazio Secchiaroli (1925-1998), considerado o primeiro “paparazzo” da  história da fotografia. A exposição “O cinema no Olhar”, apresenta 60 fotografias originais que  retratam um pouco dos 30  anos de carreira do fotógrafo, dedicados à “sétima arte”. São fotos dos bastidores da “Cinecittá”, onde Secchiaroli trabalhou como foto-repórter de cinema por quase três décadas, entre astros e estrelas da fase de ouro do cinema italiano.

Fique por dentro da programação.

Secchiaroli foi eternizado no cinema pelo diretor Federico Fellini no filme “La Dolce Vita”, pois foram as histórias do fotógrafo que inspiraram o roteiro do cineasta. Da  conversa entre o diretor e o fotógrafo surgiram muitas cenas do filme: o falso milagre, o strip-tease e o famoso banho na Fontana de Trevi da atriz Anita Ekberg.

Com o filme também nasce o mito da Via Veneto, onde Secchiaroli começou a fotografar, sem permissão, astros e estrelas que circulavam pela elegante avenida romana. É aí, também, que surge a palavra paparazzo, apelido dado por Fellini a Secchiaroli, que passou a significar fotógrafo que persegue celebridades em busca de imagens sensacionalistas. Algumas fotografias dessa fase estarão presentes na exposição.

As imagens da mostra pertencem ao “Archivio Tazio Secchiaroli”, dirigido pelo seu filho David Secchiaroli, e registram Fellini no set de filmagem de obras como “8 ½”,  “Cidade das Mulheres” e “Amarcord”, e de outros diretores como Vittorio De Sica, Marco Ferreri, Pasolini, Antonioni, Sergio Leone, Ettore Scola, Mario Monicelli e Luchino Visconti e Charles Chaplin.

A curadoria da exposição é de Antonio Cava. “O Cinema no Olhar” traz ainda fotografias de artistas que filmaram nos estúdios de Cinecittà, em Roma, como Ava Gardner, Bette Davis, Virna Lisi, Claudia Cardinale,  Brigitte Bardot, Ursula Andress, Vanessa Redgrave, Silvana Mangano, Tony Curtis, Peter Sellers e Gregory Peck, além de uma sessão especial dedicada aos atores Sophia Loren e Marcello Mastroianni, de quem Secchiaroli foi fotógrafo preferido.