Obra de Robert Doisneau em Curitiba

Mostra apresenta 106 fotografias tiradas por Doisneau em dois momentos de sua carreira

AEN

Um dos primeiros eventos da programação oficial do Ano da França no Brasil, a exposição “Fotos de Robert Doisneau – A Renault de Doisneau” acontece em Curitiba. A mostra apresenta 106 fotografias tiradas por Doisneau em dois momentos de sua carreira.

Fique por dentro da programação da mostra.

“A iniciativa é a oportunidade para a Renault mostrar ao público brasileiro um rico acervo de obras que fazem parte de seu patrimônio e história. As exposições estarão no Brasil pela primeira vez em um ano que não poderia ser melhor, o ano em que a Renault comemora dez anos de produção de automóveis no país”, afirma o Presidente da Renault do Brasil, Jean-Michel Jalinier.

Doisneau é autor da foto “O Beijo do Hotel de Ville”, que celebrizou o beijo de um casal em frente à prefeitura da Paris de 1950. Ele teve em sua trajetória profissional duas passagens pela Renault. Como funcionário da montadora fez um registro sensível e histórico de operários, linhas de produção, prédios de unidades fabris e, principalmente, do crescente papel do automóvel na sociedade pós-guerra entre 1934 e 1939.

Desta coleção, figuram imagens que fazem a ponte entre arte e indústria e da relação do homem com o trabalho e seu ambiente. Na segunda fase, quando voltou à fábrica já como fotógrafo consagrado, Doisneau produziu fotos publicitárias dos principais lançamentos da montadora, aproximando o automóvel do mundo do glamour e da sofisticação.

“Além de registrar a memória emocionante de um lugar e de uma época, as fotos permitem acompanhar o começo e a evolução de um grande artista. O impacto de suas imagens é causado por uma combinação perfeita entre preparação e construção meticulosa da imagem, por um imenso carinho pelos temas e por uma discreta liberdade de tratamento”, disse a representante da Associação Internacional de Críticos de Arte e curadora da coleção de Arte da Renault e da exposição no Brasil, Ann Hindry.