Obras de Pablo Atchugarry são apresentadas em Curitiba

São 42 esculturas que incluem a produção recente do artista uruguaio

Redação Bem Paraná

Conceituado na Europa, o escultor uruguaio Pablo Atchugarry produz esculturas em mármore que nos dão a impressão de terem sido feitas de “leves tecidos” meticulosamente dobrados e vazados. Elas são criadas de grandes blocos de mármore bruto – especialmente o alvo e luminoso mármore de Carrara, o mármore rosa de Portugal e o preto absoluto da Bélgica. Suas obras têm sido incluídas em leilões da Christie’s em Londres, Paris e Nova York.

Fique por dentro da mostra “O espaço mágico da luz”.

Em exposição estão 42 esculturas de pequeno, médio e grande porte, que incluem a produção recente do artista. As obras já foram exibidas em Brasília, São Paulo e agora em Curitiba. Esta é a primeira vez que as obras do artista vêm ao Brasil. Nascido em Montevidéu (Uruguai), Atchugarry têm obras suas exibidas em espaços públicos europeus e latino-americanos, também incluídas em diversas coleções públicas e particulares.

A trajetória

O uruguaio nasceu em Montevidéu e aos 11 anos já expressava seu talento por meio da pintura, sem deixá-la sente a necessidade de buscar outras formas de expressão aproximando-se da escultura. Nas primeiras composições utiliza como matéria-prima o cimento, o metal e a madeira. Em 1972, realiza sua primeira exposição individual e, dois anos depois, organiza em Buenos Aires (Argentina) a primeira mostra no exterior.

No final da década de 70, ele realiza diversas viagens para a França, Espanha e Itália. Realiza uma exposição individual em Lecco, em 1978, quando descobre seu fascínio pelo mármore. Retorna freqüentemente ao Uruguai, mas, a partir de 1982, decide se estabelecer definitivamente em Lecco, ao receber a encomenda de sua primeira grande escultura –“La Pietà”, atualmente de propriedade da Basílica de São Niccolò. Lecco fica próxima da cidade de Carrara, região do mármore branco, que é o material de especial predileção do artista.

A partir de 1989, o talento de Atchugarry para a escultura manifesta-se através de trabalhos monumentais, expostos em vários espaços públicos na Europa e na América Latina. Em 1999 é inaugurado, em Lecco, o Pablo Atchugarry Museum, onde os visitantes podem apreciar as criações do escultor e observá-lo produzindo as obras. Os trabalhos públicos multiplicam-se, até que em reconhecimento à sua produção recebe, em 2002, o Prêmio Michelangelo, em Carrara. Recentemente inaugurou novo ateliê em Punta Del Este, onde trabalha durante o inverno europeu. No mesmo local funciona a Fundação Pablo Atchugarry. Atualmente trabalha em uma obra monumental intitulada “Cosmic embrace” (Abraço cósmico), de 8,6m de altura, a ser instalada em um espaço público na Bélgica.