O fotógrafo curitibano Zé Cahue abre em Curitiba a exposição individual Odisséia, no Jokers. Na ocasião ele selecionou 30 imagens que, como o próprio título adianta, revelam uma verdadeira odisséia realizada entre 2008 e 2009 quando o fotógrafo iniciou uma viagem da China ao Brasil sem pegar avião, passando por países como Índia, Paquistão, Irã, Turquia, Bulgária, Romênia, Hungria, Áustria e Espanha. Metade das fotos são desta viagem, outra metade são fotos dos últimos dez anos, que é também o tempo que eu fotografo, o que faz o nome odisséia ser ainda mais significativo, explica Cahue. A exposição tem entrada franca e permanece aberta até o dia 17 de julho.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Ao falar sobre sua mostra, Zé Cahue acredita que Odisséia é o olhar transversal sobre as paisagens, culturas e pessoas, com influência de diversas fontes absorvidas durante dez anos de passagens por 26 países. A foto mais antiga selecionada, foi tirada em 2002 em Liubliana, capital da Eslovênia, com uma maquina compacta da HP, com dois megapixels, que só tinha um botão. Selecionei também imagens que tirei dentro de um trem no interior da China, no Tibete, Hong Kong entre outras localidades antes do inicio da odisséia.

De fato, na mostra Odisséia, Zé Cahue consegue capturar, através de suas lentes, retratos de mínimas partes da sociedade. Um caleidoscópio das nações, como ele define. No Jokers serão 30 fotos – divididas em 28 com tamanho 60x40cm, um backlight de 90x60cm e um backlight de 1,80x 1,20m. Os países que mais aparecem são China (Hong Kong, Xinjiang, Hunan, Pequim, Yunnan e Tibete), Índia, Paquistão e Irã.

O fotógrafo lembra que essa odisséia se encerrou não por vontade própria. Quando cheguei à Espanha, depois de passar pela Índia, Paquistão, Irã, Turquia, Bulgária, Romênia, Hungria e Áustria, meu passaporte estava completo e não pude continuar a odisséia pela África, devido a enorme burocracia que é fazer um passaporte novo fora do Brasil, mesmo que ele não esteja vencido, conta Zé Cahue que, enquanto não usa seu passaporte novo, divide com o público curitibano um pouco de sua aventura realizada no outro lado do mundo.

Serviço:

Odisséia. Exposição do fotógrafo Zé Cahue. No Jokers (R. São Francisco, 164 – centro Histórico). Abertura terça-feira, dia 18, às 20 horas. A exposição permanece até o dia 17 de julho. Horário de visitação: de segunda a sábado, das 18 horas até meia-noite. Entrada franca. Informações (41) 3324-2351