Dentro da programação da 9ª Semana Nacional de Museus, a Casa João Turin organiza o Projeto Museu e Memória – Fonte de Conhecimento, de 16 a 20 de maio. Composto por 13 oficinas, o projeto trabalha a memória confinada aos museus, por meio das questões de resguardo e preservação, e a memória urbana, nos espaços públicos da cidade.
A professora e diretora do espaço, Elisabete Turin, media a visita de alunos e professores e explica as necessidades de conservação e preservação da memória. Ela também acompanha o grupo pelo Centro Histórico de Curitiba e Praça Tiradentes, lugares que conservam memórias da capital paranaense.
Em seguida, o professor Cláudio Ogliari, ministra oficinas para aplicação de técnicas e possibilidades criativas com argila. Ele ensina técnicas de barrogravura, escultura, baixo relevo, faixas decorativas, placas. A ideia é inspirada em João Turin, que criava algumas obras a partir da argila para depois serem produzidas no material final, como o bronze.
O tema Museu e Memória foi escolhido a partir da sugestão do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a comemoração desde ano do Dia Internacional dos Museus. As inscrições para as oficinas já estão esgotadas. A ação educativa foi organizada para 256 professores e educadores e 92 alunos da rede pública de ensino, totalizando 348 pessoas.