A artista plástica Shana Lima Adayme abre a exposição individual “Castelos que Criei” no Jokers Pub Café. Serão expostas 17 obras – todas com imagens de castelos imaginários criados pela artista – em duas técnicas: acrílica sobre papel e monotipia com técnica do sudário. Os tamanhos são variados entre o formato padrão A1 e A 2.
Fique ligado na programação da mostra “Castelos que Criei”.
A exposição Castelos que Criei surgiu como uma necessidade da artista para expor seu mais recente trabalho e o nome adianta exatamente o que Shana quer apresentar ao público. “O tema são os 17 castelos que isolados em uma montanha, atuam como portais para o interior tal como as fortalezas internas que criamos ao longo da vida. A metáfora para os meus castelos são as projeções do sonho feminino de ser uma princesa com um castelo e um príncipe, só que neles a solidão é completa por muitas vezes”, adianta.
A artista explica que as primeiras idéias para esta exposição vieram em janeiro quando desenhava castelos sem parar. “Primeiro criava-os no meu caderno. Depois achei que eles ficariam melhor maiores e com cores e, assim, comecei a pintar em acrílico. O próximo passo foi a monotipia com essa técnica do sudário. No final acho que eu tento representar com os castelos ambientes irreais, estruturas simbólicas, construções que não tem porta nem muitas vezes paredes apenas são idéias rebuscadas motivadas por sensações, são enganos”, conta.
Formada em Tecnologia em Artes Gráficas na UTFPR e no último ano do curso de Gravura na EMBAP, Shana Lima realiza no Jokers a sua segunda exposição individual. A primeira foi em setembro de 2006 no Sesc da Esquina “Brigando com o inimigo íntimo”. Naquela oportunidade a artista já trabalhava com a técnica de acrílico sobre tela e com os questionamentos femininos. Esse ano também organizou uma exposição coletiva no bar Wonka no evento “Segunda experimental”.