Hoje, às 16h, o Museu Paranaense abre duas novas exposições, intituladas Vladimir Kozák, o olhar de um viajante e Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozák. A entrada é franca. Na exposição Vladimir Kozák, o olhar de um viajante, que segue até fevereiro de 2013, quadros, fotos e filmes, produzidos por Kozák, retratam detalhes da história do Estado. Além disso, a mostra apresenta uma espécie de biografia do artista, com mapas que ilustram o trajeto feito por ele em suas viagens e cartas escritas por Kozák neste período.
Já a mostra Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozák, que fica exposta até 5 de agosto, traz as aquarelas feitas pela irmã de Kozák. As obras mostram azaléias e orquídeas e na exposição, além das aquarelas, flores naturais também estarão expostas, como em uma estufa.
Vladimir Kozák nasceu em 19 de abril de 1897, na República Tcheca. Veio ao Brasil em 1923 a serviço de uma empresa multinacional. Impressionado com a beleza natural do país começou a filmar, fotografar e pintar aspectos urbanos e rurais da nação. Em 1938 passou a residir em Curitiba. Como fotógrafo e cinegrafista da Universidade do Paraná, acompanhou as expedições científicas da equipe do professor José Loureiro Fernandes, do Departamento de Antropologia, para o qual produziu vários filmes sobre artes populares no Paraná.
Karla Kozák nasceu na Tchecoslováquia. Participou de expedições científicas, juntamente com o seu irmão, para o levantamento da flora e da fauna do Paraná. Nessas viagens registrou em aquarelas as flores que habitam as paisagens do Estado.
Serviço
Vladimir Kozak, o olhar de um viajante e Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozak
Abertura: 17 de abril, às 16h. Período expositivo: Um olhar feminino sobre a natureza do Paraná: Karla Kozak, até 05 de agosto, e Vladimir Kozak, o olhar de um viajante, até fevereiro de 2013. Terça a sexta-feira das 9h às 17h. Sábado e domingo das 11h às 15h. Rua Kellers, 289 –
São Francisco. Curitiba.
Entrada gratuita.
Inf.: (41) 3304 3300.