As primeiras obras de uma exposição em cartaz no Piso Cinemas do Shopping Mueller não impressionam à primeira vista – esqueletos de tiranossauros, em diversos tamanhos e poses, que poderiam muito bem ter sido feitos de plástico, resina, gesso ou qualquer outro material. O que impressiona é saber a verdadeira matéria-prima: ossos de cães. O local de origem do material é velho conhecido de todos os que já passaram por uma rodovia qualquer. Os restos mortais são coletados nas estradas, onde dezenas de animais acabam sendo atropelados pelos veículos.

O artista responsável, Loris Guto, faz parte de um grupo que há 12 anos trabalha junto, coletando os mais inusitados tipos de lixo e elevando-os ao estado da arte. No caso de Loris, ele recolhe ossos já secos pelo tempo, leva para o ateliê do grupo, em Colombo, e higieniza-os antes de iniciar a montagem, colagem e transformação em cachorrossauros-rex. “É uma maneira de trazer esses ossos de volta à vida”, afirma o artista.

As obras dos colegas de Loris, Rogério Aquino e Orlando Souza, utilizam outros materiais, mas são igualmente inusitadas e impressionantes. Orlando mostra uma diversidade de rostos e composições que, antes de reveladas, nada se parecem com as pedras que originaram a obra. Ou os cocos secos, as vassouras velhas. Rogério transforma cadeiras, roupas velhas e restos de móveis destruídos em verdadeiros livros de histórias. Um dos destaques, O Sonho de João e o Pé de Feijão, tem até mesmo uma bota puída, com um pequeno pé de feijão real, brotando de seu interior.

A próxima meta dos artistas é transformar o ateliê em uma casa, toda constituída com materiais reciclados, e abri-la para a visitação de crianças. Para chegar lá, eles continuam o trabalho diário – desde a coleta dos materiais, em viagens de bicicleta, até as exposições e eventuais vendas de seus objetos criados.

A exposição do Grupo Reciclarte é gratuita e pode ser vista no Piso Cinemas do Shopping Mueller, até sexta-feira (25). A mostra faz parte da Semana Cultural da Paz, promovida pelo Shopping Mueller em comemoração ao Dia Internacional da Cultura e da Paz. A grade completa da programação, que ainda inclui exposição de Nicholas Röerich, oficinas de origami, de poesia, apresentações e interações com artistas, ação social e shows, pode ser conferida no site www.shoppingmueller.com.br.

Serviço

Semana Cultural da Paz
Até 25 de julho de 2008
Shopping Mueller – Piso Cinemas
De segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas; domingos, das 14 às 20 horas
Avenida Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico
Entrada gratuita