Três artistas plásticas de Curitiba, integrantes do programa Empório Metropolitano – desenvolvido pela Fundação de Ação Social (FAS) – participarão a partir desta quarta-feira (02) da 6ª FenaVid 2007 – Feira Nacional do Vidro, Alumínio, Molduras e Cia, em São Paulo. Eliane Chichof, Soeli Ferenc e Donaide Cristina Bitencourt irão expor peças em vidro, trabalhadas com a técnica de termo-modelagem, o ‘fusing’.

“É uma satisfação enorme ver a produção do Empório Metropolitano apresentada em uma feira de grande porte, o que confirma os resultados positivos dos programas sociais de Curitiba”, afirma a presidente da FAS, Fernanda Richa. O Empório tem atualmente 2.800 produtores cadastrados, representando a produção de mais de 10 mil itens.

“Estamos muito confiantes em fechar bons negócios na feira”, diz Eliane Chichof, que há dois anos transformou um hobby, a confecção de peças em vidro, em geração de renda para a família. As artistas comercializam suas peças nas nove lojas do Empório Metropolitano. Elas produzem a partir da reciclagem de garrafas, garrafões, cacos de vidros comuns e até coloridos. Cada uma levará em torno de 40 peças para São Paulo, entre objetos de decoração, utilitários, bijuterias e semijóias.

O convite para participar da exposição, a maior feira de vidro e similares da América Latina, ocorreu durante uma exposição das criações dos produtores do Empório Metropolitano. “É muito importante apresentarmos nosso trabalho, a técnica que utilizamos, para que pessoas de fora possam ver o que desenvolvemos em Curitiba”, diz Eliane.

O Programa Empório Metropolitano, coordenado pela FAS, tem como proposta apoiar o desenvolvimento econômico do micro produtor, oferecendo cursos de capacitação em diversas áreas e suporte na transição da informalidade para a legalidade. Os produtores são assessorados em áreas estratégicas como propriedade industrial, marketing, produção legal e acesso ao crédito.