“Moda com Identidade Paranaense” é a nova mostra que inaugura na Casa João Turin. A exposição insere a moda em um espaço diferente das passarelas e vitrines, apresentando 14 modelos dos sete vencedores do Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. O concurso é promovido anualmente pela jornalista Nereide Michel e pelo produtor Paulo Martins e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura. A exposição fica em cartaz até 30 de novembro, com entrada grátis.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Na terça-feira (21), João Turin completaria 132 anos. Para homenageá-lo a casa abre espaço para expor os visuais vencedores dos sete anos do Prêmio. Na década de 20, Turin se aventurou no cenário da moda desenhando peças femininas, entre elas vestidos, chapéus e bolsas, todas com características regionais. O Pinheiro do Paraná, árvore símbolo do estado, foi um dos elementos que mais fizeram parte dessa fase de João Turin, conta Elizabeth Turin, diretora do museu.

Outro fator inspirado no artista é a utilização de características do Paraná na confecção das roupas. A cada ano, o Prêmio tem um tema regional específico, por exemplo, as Cataratas do Iguaçu, a bandeira do estado, o tropeirismo e, o deste ano, Paulo Leminski. Na mostra, cada premiado apresenta dois modelos, o comercial, para ser vendido, e o conceitual, específico para a passarela, totalizando os 14 manequins expostos.

Serviço:
Abertura da exposição Moda com Identidade Paranaense. Casa João Turin (Rua Mateus Leme, 38). Horários de visitação: de segunda a sexta das 9h às 18h; sábados e domingos das 10h às 16h. Mostra com entrada grátis em cartaz até 30 de novembro.