Pedestre de Curitiba vê pedestre em Paris

Exposição ao ar livre traz 20 painéis com fotos de Paris na rua Prudente de Moraes

Bem Paraná

Quem passar pela rua Prudente de Moraes, entre a Saldanha Marinho e a Augusto Stellfeld, na região central, até a próxima quinta-feira (17), será surpreendido por fotografias expostas ao ar livre, na mostra “O Pedestre de Paris”. São 20 painéis que retratam cenas do cotidiano e pontos turísticos de Paris, entre 1890 e 2006. A exposição foi aberta nesta quinta-feira (10).

A exposição “O Pedestre de Paris” foi trazida para Curitiba pela Aliança Francesa, em comemoração ao Ano da França no Brasil, em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.  As imagens convidam o pedestre a passear pelos mais famosos pontos turísticos da capital francesa, como a Torre Eiffel, Champs Elysées, jardins de Luxemburgo, a ponte Saint Michel, entre outros.

O primeiro dia da exposição foi um sucesso. Quem passou pela rua elogiou a mostra de fotografia. A técnica de enfermagem Andreza Moussa ficou fascinada com o tamanho das imagens. “Quase temos a sensação de estarmos andando pelas ruas de Paris. As fotos são enormes o que deixa mais realista”, disse, referindo-se aos painéis de 1,5 metro de altura por 1,8 metro de largura.

O antropólogo Edison Mercuri também aprovou a exposição. “Não é interessante só pelas belas imagens. Estamos acostumados a ver esse tipo de arte em galerias ou museus, não é comum que esteja na rua, aberta para todo público curitibano. Olhar essas fotografias proporciona uma viagem no tempo e no espaço”, afirmou Edison.

A exposição teve estreia internacional em Curitiba. A curadoria é da historiadora de arte e jornalista Sophie Schmit. As fotos são de Robert Doisneau, Eugène Atget, Séeberger, irmãos Neurdein Frères, Louis Vert, Bernard Plossu, Denis Darzacq, Valérie Jouve e Fréderic, entre outros.

A intenção da exposição é fazer com que o visitante se sinta andando pelas ruas de Paris, seja através do conteúdo das imagens ou pelo estilo da exposição, que é muito comum nas grades e muros franceses. De Curitiba, a mostra seguirá para outras capitais do Brasil e do mundo.

Serviço

Exposição “O Pedestre de Paris”

Rua Prudente de Moraes, entre Saldanha Marino e  Augusto Stellfeld

De 10 a 17 de setembro