“Nada se compara a um rosto humano, ao olhar dos indivíduos”. É dentro desse contexto que o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões – abre as portas para o fotógrafo paranaense Humberto Michaltchuk, que lança a exposição “Retratos”.

Fique por dentro da programação da mostra.

A mostra reúne imagens feitas nos últimos sete anos e consiste numa retrospectiva da produção do fotógrafo neste tema. “O retrato é um momento rápido que pode eternizar-se”, fala Humberto que se assume retratista, mesmo sendo esse um gênero pouco comum na arte contemporânea. Para ele, o retrato detém um nível particular de intervenção, na relação que se estabelece entre fotógrafo e fotografado, posteriormente, entre público e a imagem resultante da troca de experiências no momento do ato fotográfico.

Com essa intenção, a exposição sugere uma pausa no mundo contemporâneo, um olhar mais atento sobre seus indivíduos, como ressalta Humberto: “Não há nada mais rico que o rosto de uma pessoa. O objetivo é fazer uma viagem pela história e pela cultura através dos rostos retratados”.

Todas as obras expostas foram ampliadas pelo próprio fotógrafo, algumas cópias originais de época, em preto e branco em suporte de prata e gelatina.