A Fundação Cultural de Curitiba acaba de entregar à população de Curitiba e aos freqüentadores do Centro Cultural Solar do Barão mais um equipamento revitalizado. O Solar do Barão é o primeiro entregue em 2007 dentro do Programa de Revitalização dos Espaços Culturais de Curitiba, um dos pilares administrativos da Fundação Cultural.
A fachada foi pintada integralmente, o espaço passou por uma limpeza geral, os banheiros de acesso público foram renovados, a comunicação visual foi refeita e alguns equipamentos novos foram adquiridos, como projetores multimídia, equipamentos de iluminação, cadeiras, estantes, mesas, tvs e dvds. A revitalização garantiu maior suporte físico para o desenvolvimento das atividades diárias do espaço que reúne o Museu da Gravura Cidade de Curitiba – com as salas de exposições, a Loja da Gravura e os ateliês -, o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba, o Museu do Cartaz, a Gibiteca de Curitiba e o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro.
O Centro Cultural Solar do Barão faz parte do conjunto de espaços da Fundação Cultural que passaram por um diagnóstico em 2005 para o melhor aproveitamento e utilização. “Além de recuperar a integridade física, revitalizar é também otimizar a vocação cultural específica de cada espaço”, resume o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana. “Estas obras melhoram a conservação e o acondicionamento dos bens culturais da cidade”, completa.
No final de 2006, a Fundação reabriu o Teatro Novelas Curitibanas depois de uma ampla reforma. A transformação também passou pelo Teatro Paiol, reaberto há pouco mais de um ano. Já foram feitas melhorias no Teatro do Piá, na Casa da Leitura, na Pedreira Paulo Leminski, no Espaço Frans Krajcberg, na Casa da Memória e no Memorial de Curitiba. Ainda fazem parte do projeto o Centro de Criatividade do Parque São Lourenço e a Capela Santa Maria, que estão em obras.
A primeira etapa das obras da Ópera de Arame foi concluída. O Paço Municipal será revitalizado graças à parceria com o Sistema Fecomércio-PR. O Centro Cultural Portão, importante espaço cultural, também será renovado. O próximo espaço cultural revitalizado a ser entregue à comunidade é a Cinemateca.
Confira a programação de exposições do Solar do Barão:
. Onde as identidades se perdem, de Maikel da Maia (Bolsa Produção para Artes Visuais)
. Projeto Maria da Luz, de Maria de Lourdes Gomes (Bolsa Produção para Artes Visuais)
. Desligare, de Goto (Bolsa Produção para Artes Visuais)
. Álbum, de Cleverson Salvaro (Bolsa Produção para Artes Visuais)
. Entre-corte, José Roberto da Silva (Bolsa Produção para Artes Visuais)
. Mergulho, Luiz Rodolfo Annes (Bolsa Produção para Artes Visuais)
. Eixos da Fotografia, exposição coletiva (Acervo do Museu da Fotografia)
Todas permanecem até 10 de junho
. Fayga Ostrower, doação de Fayga Ostrower
Permanece até 30 de setembro
Veja quais são os cursos e workshops oferecidos pelo Solar do Barão:
. Ateliê básico e permanente de gravura em metal
. Ateliê básico e permanente de litografia
. Ateliê básico e permanente de xilogravura
. Ateliê básico e permanente de serigrafia
. Linóleogravura-matriz perdida (reduction print)
. Ateliê de criação com linóleo e materiais e técnicas do sudário
. Núcleo de buril
. Desenho de observação
. Oficina de pintura
. Fotografia – básico e avançado
. História da gravura
. História da arte: teoria e prática
. História da arte brasileira
. História da arte abstrata II
. Curso de desenhos de Histórias em Quadrinhos (básico, intermediário e avançado)
. Curso de desenho de figura humana
. Curso de mangá
. Curso básico de história em quadrinho e mangá
. Curso de perspectiva
SERVIÇO:
Solar do Barão
Horário de visitação: De 3ª a 6ª, das 9h às 12h e das 13h às 18h – sábados e domingos, das 12h às 18h
3321-3242