Cartazes de cinema, teatro, capas de revistas, ilustração, capas de livros, comunicação visual de museus e projetos gráficos. Este é o universo do artista e designer gráfico Rico Lins, que pode ser conferido na exposição Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira, na Galeria da Caixa. Com curadoria de Agnaldo Farias, a mostra fica em cartaz de 24 de agosto a 24 de outubro de 2010.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
Designer carioca radicado em São Paulo, Rico Lins é reconhecido internacionalmente. Artista premiado, Rico conhece bem a fronteira entre as artes gráficas e plásticas, ponto de partida para a exposição. Nela, Rico transita nos imprecisos limites entre arte e design e as variações de tamanho e formato que cada uma destas expressões permite. Mais do que a reprodutibilidade técnica, a alteração de proporções e formatos é característica exclusiva das artes gráficas industriais. “Quando um selo vira cartaz ou um cartaz vira um selo, não é só o tamanho ou a função que se modificam, mas, sobretudo, sua relação com o espectador”, destaca o artista.
Estarão expostos mais de 80 trabalhos. Capas de revistas como Time, Newsweek e Kultur Revolution; capas de CDs e livros, como a coleção que publicou o recente texto infantil A menina e o Boto, de Dira Paes, e álbuns que vão de Miles Davis a Gilberto Gil; cartazes de filmes, como Labirinto de Paixões, de Pedro Almodóvar, e uma de suas mais recentes produções, o cartaz criado para a Bienal de Ópera de Munique (Alemanha/2008), inédito no Brasil. A exposição conta ainda com projetos desenvolvidos para cinema e televisão, como a concepção gráfica do programa Você Decide.
A curadoria é de Agnaldo Farias, com a participação do próprio Rico Lins. Na concepção de Farias, o objetivo da exposição é garantir ao artista um meio, um ambiente no qual ele realize uma espécie de instalação capaz de traduzir sua visão de mundo, algo que só um designer gráfico é capaz de ter, encarnada em palavras e imagens, papéis e projeções.
Rico Lins
Formado em 1976 pela ESDI – Escola Superior de Desenho Industrial, no Rio, mudou-se para Paris três anos depois, trabalhando para os jornais Le Monde e Libération, para as editoras Hachette e Gallimard e para o Centro Georges Pompidou. Após completar mestrado em design gráfico, ilustração e cinema de animação no Royal College of Art (Londres, 1986-87), mudou-se para Nova York em 1988 a convite da CBS Records, como diretor de arte da gravadora. Como free-lancer, a partir de 1990, atendeu clientes como a MTV Networks; as gravadoras BMG, PolyGram, RCA, WEA, Rykodisk e CTI; as editoras Random House, Fodors, MIT Press e DoubleDay; as revistas Time, Newsweek, New Yorker e BusinessWeek e jornais os The Washington Post e The New York Times.
Premiado pelos NY Art Directors Club; NY Type Directors Club; Society of Publications Designers de New York; Mostra Brasil Fa Design; Bienais de Design Gráfico da ADG entre outros, recebeu o Prêmio Abril e foi eleito Designer do Ano 2001 pelo Design by Designers. Desde 1997, é membro da AGI Alliance Graphique Internationalle.
Fez exposições individuais em Paris, São Paulo, Rio, Caracas e Chaumont e participa das principais Bienais e mostras coletivas na Europa, Estados Unidos, Ásia e America Latina. Tem artigos e portfolios publicados em inúmeros livros e nas principais revistas nacionais e internacionais de design e comunicação. Seus trabalhos estão nas coleções do Musée d’Histoire Contemporaine e do Musée de l’Affiche et de la Publicité e da Bibliothèque Nationale Française, em Paris; Die Neue Sammlung, Staatliches Museum für Angewandte Kunst, em Munique; do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e do Pôle Graphique de Chaumont.
Foi ainda o responsável pelo projeto de comunicação visual museográfico e de sinalização do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo; pela redefinição da Linguagem Visual da Natura; e pela criação de projetos de comunicação institucional para o SESC-SP, entre outros.
Atualmente é consultor nas áreas de design e comunicação empresarial, coordena seu estúdio de criação, atuando nas áreas de design editorial, identidade visual, projetos culturais e educacionais para clientes como TV Globo, Rede Bandeirantes, GNT, Sport TV, WEA, Banco do Brasil, Santista, Roche, ZOOMP, Alliance Française, Goethe Institut, Istituto Europeo di Design, SESC, Fundação Padre Anchieta, Fundação Roberto Marinho, Museu da República, Centro Tom Jobim de Estudos Musicais etc. Além disso, promove cursos, palestras e oficinas no Brasil e no exterior. Organiza atualmente o evento “Connexions>Conexões” que reúne os expoentes da jovem expressão gráfica da França e do Brasil para dois meses de diálogo criativo em São Paulo.
Serviço
Exposição: Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira
Local: Galeria da CAIXA Cultural Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Palestra: 23 de agosto 18h30 – Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 17h30
Abertura: 23 de agosto 19h30
Lançamento do catálogo: 13 de setembro no foyer da Galeria 19h
Mesa redonda: 20 de outubro 19h – Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 18h
Oficina: 21 de outubro, das 10h às 17h – Inscrições no endereço zucca@email.com
Data de visitação: de 24 de agosto a 24 de outubro
Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h
Ingressos: Entrada Franca
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Não recomendado para menores de 10 anos