A Sala do Artista Popular, da Secretaria Estadual de Cultura, abre nesta segunda-feira (09), às 18 horas, uma nova exposição pelo projeto Paraná – Identidade Popular. Para essa exposição foram selecionadas as artistas Ana Paula Leandrin e Maria de Lourdes Montenegro, ambas de Curitiba.


Ana Paula Leandrin gosta de arte desde a infância. Freqüentou aulas de balé e piano, aprendeu a tocar violoncelo, e sempre fez esculturas em barro. A artista, bastante tímida, conta que essa é a sua primeira exposição. “O tema das esculturas está muito ligado a minha personalidade e as coisas que eu gosto”, diz Ana Paula. São 12 esculturas em barro – figuras alegres de músicos, bailarinas, ginastas, artistas de circo. Segundo a escultora, o ponto central da exposição é mostrar a harmonia e o equilíbrio que há na arte.



Os panos e miçangas de Maria de Lourdes


A arte foi descoberta por Maria de Lourdes Montenegro há dois anos. “Já fiz de tudo na minha vida. Agora decidi me dedicar a arte. Ela não me cobra nada”, conta Montenegro, uma senhora de 74 anos. Tudo começou quando sua amiga Ana Itália foi visitá-la e viu os quadros e relicários que ela produzia para dar de presente aos familiares. Ana ficou tão impressionada com as obras que insistiu para que Montenegro as expusesse. Também em sua primeira exposição, a artista só usa materiais recicláveis – os panos e miçangas que ela tem em casa transformam-se em pequeninos bonecos de aproximadamente dez centímetros. “Gostaria de escrever embaixo de cada obra o que eu estava pensando quando as fiz. Tem uma bruxinha que levaria a frase: sou bruxa, mas quem não é?”, fala em meio a risadas. A exposição contém 25 quadros e 25 relicários


Serviço


Sala do Artista Popular


Rua Saldanha Marinho s/n


Telefone: (41) 3321-4743


Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. .