Durante os meses de agosto e setembro a fotografia é tema de exposições, oficinas, debates e intervenções no  SESC da Esquina. O projeto Olho Mágico reúne uma série de eventos com o objetivo de colocar em pauta as discussões sobre tecnologia, linguagem, e a influência da fotografia como forma de representação do mundo.  

Confira a programação.

Os destaques são as instalações construídas com o intuito de criar diferentes sensações e interpretações para os atos de fotografar e de fazer parte da fotografia. Na” Máquina Oficina”, uma réplica gigante de uma câmera fotográfica, o público terá acesso aos princípios químicos, físicos e biológicos contidos no processo fotográfico. A reprodução de um laboratório de revelação fotográfica e painéis didáticos que fazem um passeio pela história da fotografia também são atrações no projeto.  Quem visitar o SESC da Esquina também pode conhecer o WC 3×4, uma analogia humorística entre uma cabine fotográfica e os banheiros da Unidade.
 
Estão programadas ainda exposições do grupo Inconstância, que faz intervenções nas escadarias do prédio, dos fotógrafos Rosano Mauro Jr, João Castelo Branco e Shigeo Murakami, além do vasto acervo de máquinas históricas do colecionador Sergio José Chinasso. Para a exposição Chinasso disponibilizou 77 exemplares de câmeras que variam desde a antiga técnica da chapa úmida até as inovadores digitais.      
  
No dia 15 de agosto a atração é a Mesa Redonda sobre “O Uso e o Desuso da Fotografia”, com Lucio Kodato,  presidente da Associação Brasileira de Cinematografia,  João Urban, João Noronha e João Castelo Branco, fotógrafos com trabalhos em diferentes áreas.