A partir do dia 4 de setembro (quinta-feira), o Piso Cinemas do Shopping Mueller transforma-se em um túnel do tempo. Lá estarão 25 anos de história, contados por 110 imagens fotográficas que certamente vão reacender a memória de centenas de curitibanos, provocando risos, saudades e revelando curiosidades. Estará aberta a exposição Shopping Mueller, uma história que há 25 anos surpreende você, em comemoração ao aniversário do primeiro shopping center da capital paranaense.

“Os curitibanos têm uma relação emocional com o Shopping Mueller. Como foi o primeiro da cidade, muitas pessoas guardam recordações dos momentos do início das atividades, da fábrica que o antecedeu no mesmo terreno, da evolução da região e das lojas que já funcionaram aqui. Nada melhor do que comemorarmos os 25 anos do Shopping Mueller com as imagens que estão gravadas na memória dessas pessoas”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Mueller, Laura Ranaldi.

E foi apostando nesta emoção que a historiadora Tatiana Marchette pesquisou e selecionou cada uma das fotografias da exposição, dividida em quatro blocos, cada um com uma parte da história. “O primeiro mostra a fábrica de fundição que antecedeu o Shopping Mueller. Em seguida, as pessoas podem ver imagens da demolição do miolo, com a preservação e restauração da fachada. Os momentos de festa da inauguração do shopping e flashes dos primeiros eventos estão no terceiro bloco e, finalmente, alguns retratos do shopping atual”, afirma Tatiana, que analisou mais de 250 fotos do acervo do centro de compras. As imagens antigas foram digitalizadas e impressas em papel fotográfico, garantindo a qualidade exigida para a exposição.

Muitas surpresas foram reveladas durante o processo de formatação da exposição. A historiadora conta que, enquanto selecionava algumas imagens da década de 1950 (quando a fábrica ainda funcionava), percebeu que aquele ambiente industrial já não combinava mais com a região, que passava por um processo de modernização – especialmente com a criação do Centro Cívico, em 1953. “Quando a fábrica foi transferida para a Cidade Industrial de Curitiba e, alguns anos depois, substituída pelo shopping, a região mudou completamente. A nova função que o empreendimento trouxe impactou muito no cenário da cidade e isso está muito bem representado nas imagens”, detalha.

A arquiteta Dóris Regina Teixeira, que morava no atual Centro Cívico na época da transição da fábrica para o shopping e que agora trabalha na montagem da exposição, chama a atenção para algumas fotos que mostram detalhes da antiga fundição que podem ser identificadas ainda hoje no shopping. “A memória foi conservada. A capacidade que a arquitetura tem de preservar essas coisas é encantadora”, lembra Dóris, referindo-se às imagens da fachada e de algumas janelas.

Marili Azim, uma das responsáveis pela expografia, explica um pouco sobre os mecanismos utilizados para atrair o público para ver a exposição, sem interferir com os demais objetivos do shopping – lazer, trabalho, compras etc. “Usamos cores clássicas, como cinza e prata, que sugerem sensação de classe e sofisticação, características marcantes do Shopping Mueller”, diz. A exposição Shopping Mueller, uma história que há 25 anos surpreende você permanece até o dia 28/9, no horário de funcionamento do shopping. A entrada é gratuita.