Em homenagem ao aniversário de Curitiba, comemorado dia 29 de março, o artista plástico João Coviello resolveu presentear a cidade com uma exposição que revela características de suas vias e paisagens menos conhecidas. Trata-se da mostra “Uma Cartografia Afetiva”, que abre nesta segunda-feira, no hotel Blue Tree Towers Curitiba.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Composta por nove desenhos e oito telas em técnica mista, a série retrata os “pontos afetivos” observados pelo artista em suas andanças pela capital paranaense, como as ruas Júlia Wanderley, México, David Carneiro esquina com Mateus Leme, a Rápida Bacacheri-Centro, a Avenida Padre Anchieta e a Igreja do Abranches vista da Avenida Anita Garibaldi. “Passamos tantas vezes pelos mesmos lugares e ruas que deixamos de perceber a beleza do que se encontra ao nosso redor. Basta olharmos com mais atenção”, diz.

Nascido em São Paulo e radicado em Curitiba há mais de 20 anos, Coviello lança um olhar particular sobre a cidade, no qual a exuberante vegetação urbana da capital ecológica frequentemente toma o primeiro plano. Todas as obras da série buscam de alguma maneira a fruição a partir da cor ou da forma, seja pelas linhas se espalham pela tela de forma incidental ou pelo uso de tinta diluída, com a presença de manchas transparentes, quase aquareladas.

“Estas linhas e manchas produzem impressões complexas e levam o espectador a um estado de contemplação”, analisa Coviello, que também é mestre em Filosofia e especialista em História da Arte. “Uma Cartografia Afetiva” tem como inspiração a obra do artista francês Paul Garfunkel, considerado um dos grandes expoentes do impressionismo no estado e que, assim como Coviello, também fez de Curitiba seu lar, retratando seus hábitos, costumes e paisagens.

João Coviello é Mestre em Filosofia e Especialista em História da Arte pela PUC-PR. Desde 1994 frequenta o Ateliê Livre de Arte Edilson Viriato, em Curitiba. Constam em seu currículo exposições individuais no Jayabujamra Espaço de Arte e no Espaço Cultural Restaurante Erva Doce, além de mais de 40 participações em Salões e coletivas nacionais e internacionais, como na 2ª Muestra Latinoamericana Miniprint, em Rosário, na Argentina. Coviello foi premiado no I Salão de Artes Plásticas de Pinhais (PR) e no XII Salão Municipal de Artes Plásticas de João Pessoa (PB). 

Serviço:
Exposição “Uma Cartografia Afetiva”, de João Coviello
De 29 de março a 14 de maio
Hotel Blue Tree Towers Curitiba (Rua Lamenha Lins, 71 – Centro)
De segunda-feira a domingo, das 8h às 21h
Informações: (41) 3017 1090
Entrada franca.