A Casa Culpi abre nesta quinta-feira, dia 19 de outubro, a exposição “Dos sonhos que não acordei”, do fotógrafo paraense Dirceu Maués. A mostra ficará aberta ao público até o dia 03 de dezembro.

“Dos sonhos que não acordei” faz uma viagem a um universo imaginário e irreal do fotógrafo, que utiliza a técnica pinhole na produção de suas imagens. A técnica pinhole trabalha com câmeras artesanais que não possuem lentes. Em seu lugar, furos feitos com agulhas, por onde a luz penetra e se projeta para a formação da imagem. Apesar de captadas com câmeras rústicas, feitas com madeira, latas de alumínio e até mesmo caixas de fósforo, as imagens ganham um novo significado através da manipulação digital, mesclando artesania e tecnologia para criar uma atmosfera que brinca com a imaginação do espectador e o faz embarcar em uma viagem onírica a um mundo delirante de imagens fluidas e descongeladas da realidade que nos absorve.
Dirceu Maués nasceu em Belém e começou a fotografar em 1990. Em 1994 realizou sua primeira individual, “Estações do Olhar”, na Galeria Theodoro Braga, em Belém. Foi repórter-fotográfico dos jornais Diário do Pará e Amazônia Hoje, e atualmente trabalha no jornal O Liberal, principal veículo de comunicação impressa do estado. Foi um dos fotógrafos selecionados para a publicação “Fotografia contemporânea paraense: Panorama 80-90”, patrocinada pela Petrobras. Em 2004 foi contemplado com uma Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará (IAP) para realizar o projeto “Ver-o-Peso pelo furo da agulha”, um ensaio documental sobre o complexo do Ver-o-Peso, utilizando câmeras artesanais pinhole. Seu trabalho com essa técnica recebeu prêmio aquisição no Salão Arte Pará, edições 2003 e 2004 e foi selecionado para compor a 14ª Edição da Coleção Pirelli/Masp em 2005.
 
Serviço: A exposição “Dos Sonhos que não acordei” ficará aberta à exposição na Casa Culpi (Avenida Manoel Ribas, 8450 – Santa Felicidade, Curitiba-PR), do dia 19 de outubro a 03 de dezembro. Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 9 às 18 hs, sábados e domingos das 9 às 14hs. Telefone: 3370-1573.