“Com…pondo virtudes”. Este é o nome da exposição que é apresentada até 2 de novembro no Park Shopping Barigui. Os frequentadores do shopping e visitantes do evento não terão dificuldades em identificar a mostra no local. Um livro gigante de dois metros de altura abrigará as cerca de 2.200 obras expostas, que revelam olhares infantis e juvenis sobre valores como a tolerância, a boa-fé, a pureza, a compaixão, a temperança, a justiça, a misericórdia e a coragem. “Em cada página deste grande livro uma virtude será expressa a partir da visão de crianças ou adolescentes que, para desenvolverem seus trabalhos, buscaram inspiração no estilo de um artista brasileiro”, explica uma das organizadoras do evento, a professora Katia Cristina Murillo, coordenadora de Arte do Colégio Positivo.
Fique por dentro do guia cultural de Curitiba no Bem Paraná.
De acordo com a professora, a iniciativa e o tema da exposição “Com…pondo virtudes” surgiu a partir da necessidade de sensibilizar os jovens e crianças de hoje sobre a importância de valores positivos que contribuam para uma sociedade mais pacífica. “O papel maior do processo de educação é formar pessoas melhores. Isso é o que temos buscado também por meio da arte”, afirma o professor Carlos Dorlass, diretor-geral do Colégio Positivo, instituição que promove a exposição.
Para impulsionar 2.200 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio a expressarem suas visões sobre 16 virtudes diferentes, artistas brasileiros foram selecionados pelos professores de artes do Colégio Positivo e apresentados em sala de aula aos alunos. “Para que explorássemos com eles um tema tão forte e, ao mesmo tempo, abstrato, trabalhamos obras e autores que pudessem sensibilizá-los. Alguns exemplos são a artista plástica Cristina Portella, que produz obras para deficientes visuais, Cândido Portinari, de origem humilde e simples, e Tarsila do Amaral”, explica a coordenadora de Arte do Colégio Positivo.
A exposição tem ainda o atrativo de ser interativa. Dentro do grande livro, os visitantes podem caminhar e tocar as peças, intervindo nas obras. “Há instrumentos musicais que podem ser manuseados, altos e baixos relevos a serem tateados, permitindo às pessoas envolverem-se e sensibilizarem-se, sendo também tocadas pelas virtudes que os estudantes trabalharam”, relata a professora.
No centro do livro, há uma praça com uma fonte que representa a pureza e uma árvore cujos galhos abrigam os autorretratos dos alunos do Maternal e do Nível I da Educação Infantil, representando a doçura. De acordo com a coordenadora, esse espaço expressa o acolhimento e a busca pela própria identidade. “É o centro do livro, de onde tudo parte, de onde as pessoas saem para caminhar pelas páginas da vida e descobrir as virtudes”, comenta Murillo.
A exposição “Com…pondo virtudes” integra o projeto Posiarte, série de eventos artísticos promovidos pelo Colégio Positivo que busca despertar talentos nas artes plásticas, canto, dança, interpretação e literatura. Em 2009, todos os eventos que compõe o projeto (atividades literárias, musicais e de dança) buscaram inspiração na obra “O Pequeno Tratado das Grandes Virtudes”, de Comte-Sponville. No caso da exposição “Com…pondo virtudes”, cada uma das 16 virtudes expressas na mostra e seus conceitos foram extraídos dos capítulos deste livro.
Serviço
Exposição Com…pondo virtudes
Data: De 23 de outubro a 2 de novembro
Local: Park Shooping Barigui
Endereço: R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê
Horário: De segunda à sexta, das 11h às 23h.
Aos sábados, das 10h às 23h. Aos domingos das 12h às 21h,
Entrada: Franca