O UnicenP – Centro Universitário Positivo inaugura a exposição NorthSouthEastWest, desenvolvida pelo British Council em parceria com o Climate Group. Inaugurada em Londres em março de 2005, a mostra compõe o projeto ZeroCarbonCity, a campanha global do British Council para aumentar o alerta sobre as mudanças climáticas e o desafio energético enfrentado pelas grandes cidades do mundo. A exposição reúne fotos de dez dos mais renomados fotógrafos do mundo, pertencentes à Agência Magnum. Eles captaram imagens em vários pontos do globo para ilustrar não apenas os impactos da mudança climática, mas também as soluções que estão sendo implementadas para reduzir as emissões de carbono em comunidades do norte, sul, leste e oeste.

Confira a programação.

Os resultados foram surpreendentes. Exemplos reais do clima em mutação e seus efeitos podem ser claramente vistos em muitos países: inclinações na espessura da capa de gelo do ártico, recuos observados nas geleiras, qualidade pobre do ar nas cidades, falta de água e impactos na biodiversidade. Ao mesmo tempo, exemplos inovadores de como as pessoas têm adaptado seus estilos de vida: tecnologias de células combustíveis, sistemas efetivos de transporte público, sequestro e armazenagem de carbono, compensações ao carbono e comércio de emissões.

Além da mostra, o UnicenP também promove, em parceria com o British Council, entre os dias 3 e 5 de setembro, o Ciclo de Palestras sobre Mudanças Climáticas (confira abaixo a programação completa), que tratará das mudanças do clima e suas relações com as cidades e o meio ambiente. As palestras acontecem no auditório do Bloco Azul, sempre das 19 horas às 21h30. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Mudanças climáticas

Pesquisas científicas vêm comprovando que a Terra está sofrendo os efeitos da mudança climática causada pelo homem. A alteração acontece devido à emissão de poluentes que aumentam o chamado efeito estufa, pelo qual gases na atmosfera criam uma capa protetora ou um efeito de aquecimento da Terra ao impedir que o calor absorvido pela irradiação solar escape para o espaço exterior.

O aumento da emissão desses gases já começou a provocar alterações no clima. Sofisticados modelos de simulação mostram que a temperatura global média deverá aumentar entre 1,5 e 5,9ºC até 2100. A grande variação nesta estimativa reflete tanto as incertezas sobre como o clima responderá às concentrações cada vez maiores de gases, quanto o fato de que ainda não se sabe como as emissões desses gases vão mudar nas próximas décadas. A quantidade que será emitida dependerá de escolhas feitas pela própria população nos próximos anos.

Uma das principais conseqüências da mudança climática será a elevação contínua nos níveis do oceano, acompanhada pelo aumento na ocorrência de fortes tempestades. A mudança nos padrões das chuvas poderá aumentar a erosão e o rebaixamento do solo, afetando profundamente a disponibilidade e a qualidade da água. Solos mais secos mudarão o tipo e os níveis de produção das colheitas, aumentando o risco de falta de alimentos em algumas áreas.

O Papel do Brasil

O Brasil é o terceiro país em emissão de carbono, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China.  Em palestra em São Paulo, Sir David King, Assessor Científico do Primeiro Ministro Britânico, destacou os potenciais impactos das mudanças climáticas no Brasil, como alteração de 4 a 4,5°C na temperatura da superfície e aumento de 10 a 15% das chuvas de outono nas regiões central e sudeste.

Mas esta situação ainda pode ser revertida, já que o país tem um papel importante nas discussões sobre mudanças climáticas. Mesmo não tendo sido requisitado a adotar medidas específicas para atingir as metas estabelecidas pelo Protocolo de Kyoto, por ser um país em desenvolvimento, criou o programa Proálcool, uma importante iniciativa que poderá contribuir para que, até 2015, a emissão de carbono global seja reduzida em 10 milhões de toneladas por ano, além de estar investindo em pesquisas em outras fontes alternativas ao combustível fóssil, como o biodiesel.

Confira a programação do Ciclo de Palestras sobre Mudanças Climáticas:

03/09 – Segunda-feira

19h às 19h30 – Abertura da Exposição sobre Mudanças Climáticas e do Ciclo de
Palestras sobre Mudanças Climáticas
Mesa: Prof. José Pio Martins – Vice-Reitor do UnicenP
Prof. Maurício Dziedzic – Coordenador do Mestrado em Gestão Ambiental do UnicenP
Profª. Maria Elisa Ribas-Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do UnicenP

19h30 às 20h15 – Tema: Mudanças Climáticas e Biocombustíveis
Palestra: O Programa Paranaense de Biodiesel
Eng. Agr. Richardson de Souza – Secretaria de Agricultura do Paraná

20h15 às 21h30 – Mesa-redonda: Biocombustíveis
Prof. Paulo Janissek – Unicenp – Coordenador da mesa
Drª. Helena Maria Wilhelm – LACTEC
Sr. Mario Massagardi – BOSCH
Eng. Agr. Richardson de Souza – Secretaria de Agricultura do Paraná

04/09 – Terça-feira

19h às 20h – Tema: Mudanças Climáticas e Cidades
Palestra: Mudanças Climáticas e Cidades
Palestrante – Paul Wilkinson – London School of Hygiene and Tropical Medicine

05/09 – Quarta-feira

19h às 19h45 – Tema: Mudanças Climáticas e Biodiversidade
Palestra: O papel da biodiversidade para o futuro do homem
Palestrante – Miguel Milano – Fundação O Boticário

19h45 às 21h30 – Mesa-redonda: A crise da biodiversidade
Profª. Leila Maranho- UnicenP – Coordenadora da mesa
Prof. José Marcelo Aranha – UFPR
Miguel Milano – Fundação O Boticário
Dr. Peter Lurz – Newcastle University
Dr. A. G. O´Donnell – Newcastle University