A nova edição do Projeto Parede do espaço cultural Era Só O Que Faltava abriga até o final de outubro, a mostra “Estereográfica Naturaleza”, com curadoria de Débora Santiago. São 16 quadros da coleção de fotografias 3D do designer Rafael Cotait, onde texturas e detalhes da natureza são ampliados em três dimensões proporcionando uma estética única.

Fique por dentro do guia cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A exposição retrata a natureza com uma visão particular. Texturas e volumes sutis de árvores e flores são enquadrados criteriosamente para trazer perspectivas impossíveis ao olho humano, flagrando em meio ao caos urbano uma beleza natural latente. Estes detalhes cada vez menores são o foco desta série de fotografias tridimensionais. Imagens da natureza sem qualquer interferência humana são resgatadas do emaranhado industrial através dessa linguagem que revela o espaço de forma tão peculiar, a fotografia 3D. A exposição “Estereográfica Naturaleza” convida o expectador a aproximar-se desse universo, geralmente despercebido no cotidiano, e refletir sobre a complexidade micro-estrutural.

Amante e entusiasta de efeitos 3D, desde pequeno Rafael pesquisa, experimenta e desenvolve novas técnicas de captação e representação tridimensional. Formado em Design Gráfico pela UFPR, apresentou em 2006 seu Trabalho de Conclusão de Curso: “Campos Tridimensional – A poesia visual de Augusto de Campos em Três Dimensões”. Um livro de poesias 3D interpretando obras do poeta paulista reconhecido internacionalmente pelo movimento concretista brasileiro.

Já expôs seu trabalho no Festival Internacional de Arte, Cultura e Música Eletrônica: Universo Paralello, na Bahia (cerca de 10 mil pessoas), onde também realizou uma oficina sobre a técnica da fotografia 3D. Em Curitiba, apresentou a exposição em bazares de cultura alternativa como: Sexta 13 e Mega Bazar Lúdica na Casa Vermelha (Largo da Ordem). São Paulo também recebeu seus quadros na Livraria da Esquina durante a festa Voyage, que reúne literatura, artes visuais e música. Em agosto a exposição completa de suas obras ocupou o espaço expositivo da UFPR na Reitoria, proporcionando ao público esta experiência estética única através de uma linguagem tão peculiar que é a fotografia 3D. Mais de 50 imagens em quatro coleções diferentes além de uma instalação com sombra 3D.

Serviço:
Exposição “Estereográfica Naturaleza”
Local: Era Só O Que Faltava (Avenida República Argentina, 1.334)
Temporada:  Mês de outubro
Horário: a partir das 19 hrs
Entrada: valor conforme atração da casa
Informações: (41) 3342-0826