Começa neste dia 7 e vai até o dia 9 de junho a exposição Znort, de segunda a sábado, a partir das 18 horas, no Jokers Pub-Café (São Francisco, 164). Os quadrinhos em Belém, para quem não sabe, tem historia. Do grupo alternativo Ponto de Fuga, passando pelo sucesso internacional de Joe Bennett (Bené Nascimento) e companhia (Jack Jadson e Ruy José), até o estúdio Casa-Velha foram anos e anos de batalha e falta de reconhecimento. Belém sempre foi celeiro de talentosos desenhistas para o mercado internacional, mas fazer quadrinhos no Pará com temática local e ainda com qualidade parecia ser loucura, mas uns moleques de Icoaraci( um distrito da capital Belém) resolveram encarar o desafio.
Equipe montada, somente faltava o momento oportuno para mostrar trabalho. Até que em 2004 surgiu a oportunidade de lançar o álbum de quadrinhos “BELÉM IMAGINARIA”, uma aposta esperançosa em um material que era pouquíssimo explorado dentro do gênero nacional: O Folclore regional, direcionado mais especificamente para o público infantil, mas tratado de forma madura. Realizado através da bolsa de pesquisa, criação e experimentação artística, promovida pelo instituto de artes do Pará – IAP. Graças a este trabalho, o grupo passou a contar com amplo reconhecimento do setor de quadrinhos fora de nosso estado.
Ao final de 2005, o Estúdio Casa Velha lançou sua segunda produção: ENCANTARIAS – A LENDA DA NOITE é um conto indígena que narra a aventura de três guerreiros que em sua busca pelo segredo da noite encontram figuras mitológicas do folclore amazônico como o esperto CURUPIRA, a sedutora IARA, e os irmãos HONORATO E CANINÃNA (cobra grande) que são apenas alguns dos personagens que cruzam o caminho dos heróis. Trabalho desenvolvido novamente buscando dar um passo adiante no caminho e qualidades da primeira HQ. Quadrinhos com belíssimas imagens pintadas à mão, com aquarela de Otoniel Lopes e Fernando Augusto. A criação é de Volney Nazareno. com patrocínio do BASA – BANCO DA AMAZÔNIA, e apoio cultural da FOX Vídeo, é um belíssimo trabalho que merece ser conhecido, com uma tiragem de mil exemplares este trabalho trata de reconhecer através dos quadrinhos os mitos e costumes de uma terra muito falada mas pouco conhecida a Amazônia. Tendo duas indicações para o premio HQ Mix nas categorias melhor roteirista (Volney Nazareno) e desenhista revelação (Otoniel Lopes), e com elogios da imprensa especializada (Wizard,Universo Hq, Omelete) e com o incentivo da agencia ZnorT! ilustradores com uma exposição do seus trabalhos em Curitiba o segundo trabalho do Casa Velha é a prova que a invasão das Hqs paraenses está só começando.
Nesta exposição a ZnorT! Ilustradores apresenta pela primeira vez os originais destas duas histórias amazônicas. Junto a outras obras do quadrinho paraense.
Bola da vez