Agora sim, final!

Edílson de Souza - edilsondsouza@yahoo.com.br


Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br

Agora sim, final!
E realmente o Atlético só poderá comemorar o seu retorno para a elite do nosso futebol na última rodada da Série B. Tudo poderia ter sido resolvido há bastante tempo.
Obviamente, já estaria classificado se vencesse um dos seus jogos que empatou em casa — o Guarani, por exemplo. Mas parece que o time rubro-negro gosta de dar emoções fortes ao seu torcedor.
Também poderia ter resolvido em Criciúma. Contudo, não se empenhou para buscar uma vitória. Vimos mais uma vez aquela teoria: o medo de perder tira a vontade de vencer. Menos mal que a decisão será na sua casa e com todo o apoio do seu torcedor.
Tecnicamente, o Atlético é superior ao time do Paraná Clube e tem a seu favor a vantagem do empate. A classificação está em suas mãos. Porém, isso tudo na teoria, pois terá de jogar muito para ganhar o direito de voltar a conviver com as principais forças do futebol brasileiro.
Um agravante, ou melhor, outro adversário que terá o Atlético será um suposto incentivo dos times adversários. Aliás, uma premiação extra com certeza fará um bem enorme nesta época do ano.
Tenho uma preocupação com esse jogo final e ela passa pela segurança ou falta dela no estádio Janguito Malucelli. Penso que, como houve a liberação dos órgãos competentes para o evento, que haja também a garantia de segurança para todos aqueles que estarão presentes, não apenas no estádio, mas em todas as proximidades do evento.

Risco
As últimas apresentações do Coritiba, com duas derrotas consecutivas, recolocaram o time do Alto da Glória entre os times que podem cair para a Série B. Particularmente, acho muito difícil de isso acontecer. Mas temos de lembrar que estamos tratando de futebol e tudo é possível acontecer. Então, muito cuidado nas próximas partidas para evitar a tragédia que seria um outro rebaixamento.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Gabriel Barbosa
barbosagabriel@ig.com.br

Última
E o campeonato está chegando em sua última rodada. Falta apenas um ponto para o Furacão voltar à primeira divisão, lugar de onde nunca deveria ter saído. Será um jogo complicado, como todos os outros; por isso, a concentração total é fundamental. Não podemos levar em consideração que o P. Clube é um time que cada três meses entra em greve e que não tem mais pretensão nesse campeonato. Pelo contrario, com certeza muitos estarão de olho nesse jogo. O Atlético tem que jogar para a frente. O empate até nos serve. Mas, a partir do momento que esperamos voltar à primeira divisão, nada mais justo para a maior torcida do estado uma vitória para aliviar o coração do torcedor atleticano. Sábado será o dia do retorno, com humildade, mas acima de tudo impondo um futebol que condiz com quem está disputando pra subir, contra aquele que parou no tempo. Boa sorte, Atlético!

Medo
Será que eles estão com medo?

Um Ultra abraço!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Luiz Carlos Betenheuser Júnior
luiz@coritiba.com

O clima de fim de ano já chegou…
O fraco desempenho do time do Coritiba frente ao desfigurado Vasco da Gama — que trouxe muitos juniores que não faltaram com valentia para representar seu time — deixou no ar um clima de fim de ano no Alto da Glória. A má apresentação dos principais e mais experientes jogadores contra o time carioca fez o Coritiba sucumbir em campo, deixando às claras a fragilidade técnica do elenco da temporada 2012.
Faltou atitude. Faltou comprometimento. E este clima de fim de ano é péssimo para um time que quer se fortalecer no cenário nacional. No ano passado, contra o já rebaixado A. Paranaense (com 15 minutos de clássico, eles já sabiam que estariam rebaixados ao fim do jogo, devido à combinação de resultados), perdemos uma gigantesca oportunidade de chegar à Copa Libertadores. Nestas últimas rodadas do Brasileirão 2012, depois de sair do sufoco de uma má temporada, saindo da proximidade da ZR, o time novamente sucumbe em campo. Ruim para quem quer subir de padrão nacional. Ficam os indícios de que só quatro reforços não bastarão para 2013.

Coritiba, a Torcida que nunca abandona!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

David Formiga
davidformiga@terra.com.br

Só a vitória interessa!
Ok, ok… O próximo clássico paranaense não vale título. Na verdade, muitos dirão que para o Paraná a derradeira partida de 2012 não vale absolutamente nada. Ledo engano.
Para o torcedor paranista, uma vitória na partida de sábado pode valer como uma redenção. Seria o algo a mais numa temporada em que a entidade atingiu os objetivos traçados coerentemente no início do ano.
Obviamente que falo isso dentro do contexto de uma rivalidade sadia, daquela que deveria ocorrer no futebol. Lembro que o coirmão pode subir mesmo com a derrota na partida, visto que o São Caetano vem se complicando nos momentos decisivos e jogará fora diante de um ainda ameaçado Guarani.
O fato é que uma vitória paranista poderia iniciar um novo ciclo no clube: o da retomada da supremacia regional. Lembremos, nos melhores tempos, o Paraná superava por muito ambos rivais de cidade em confrontos diretos, fato que infelizmente não ocorre mais graças à fase negra gerada por infelizes gestões.
Mas o orgulho paranista está para ser retomado e essa oportunidade poderia muito ser ser o marco inicial para tal. Mesmo com as dificuldades, vencer o adversário em jogo fora com a possibilidade de evitar o regresso desse à primeira, pode ser o tão falado presente de natal para os torcedores paranistas.

Força Tricolor!!!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br