Chegou a hora da decisão!

Edílson de Souza - edilsondsouza@yahoo.com.br

Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br

Chegou a hora da decisão!
Os altos e baixos do Coritiba, no Campeonato Paranaense, fizeram com que o Atlético Paranaense alimentasse a possibilidade de ser campeão neste ano sem a tão esperada decisão em dois Atletibas.
Quando todos pensavam que o returno estava resolvido, isto por conta da gordura adquirida, pelo Coritiba, nos momentos de alta, bastou que houvesse alguns momentos de baixa, com perda de rendimento, por conseqüência de pontos, para essa realidade mudar.
Agora, mesmo que o time do Alto da Glória esteja à frente na tábua de classificação, seu maior adversário chegou bem próximo e tem chances claras de vencer o turno.
O jogo contra o time do Operário, em Ponta Grossa, foi mais um exemplo dos erros que o time verde comete nos momentos de baixa inspiração e perde pontos preciosos. Os equívocos começaram no banco de reservas e teve seus desfechos dentro da pequena área.
No banco de reservas, Marcelo Oliveira, com o seu costumeiro excesso de zelo, utilizando uma postura tática muito defensiva, por certo, travou a possibilidade de conquistar a vitória. Respeitou demais o seu adversário e quando o treinador acreditou na possibilidade de sucesso, os jogadores que tinham a incumbência de colocar a bola na rede, falharam e decepcionaram os seus torcedores.
Houve momentos em que o time do Coritiba encurralou o seu adversário. Então, por que não jogar sempre assim, com vontade de vencer? O Coritiba é um time muito grande para jogar no interior do Paraná, com reservas defensivas ou com medo do seu oponente. Aliás, desde o ano passado, verifica-se que há um respeito muito grande, uma valorização excessiva dos adversários, independentemente do tamanho dos mesmos.
Também, creio que foi uma das piores jornadas do Anderson Aquino. O jogador que tem feito muitos gols importantes, no último domingo, deixou a desejar. Esteve disperso e perdeu gols que para ele, em condições normais, seria facilmente concluído para festa coxa branca.
O tira-teima ocorre no próximo domingo. O clássico Atletiba poderá ser o jogo que decidirá o campeonato e não apenas o returno. Uma vitória do Coritiba dará o título do returno e a possibilidade de decidir a competição dentro do seu estádio. O empate deixa tudo para partida final. Uma vitória do Atlético dará vantagem ao time rubro negro que poderá ser campeão na ultima rodada e deixar de lado os dois jogos decisivos. Chegou a hora de sabermos quem tem mais qualidade técnica e principalmente muito mais controle emocional.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Gabriel Barbosa
barbosagabriel@ig.com.br

Pra cima “deles”!
E conseguimos chegar a no atletiba de domingo dependendo apenas de nosso esforço para podermos nos sagrar campeão. Depois de alguns tropeços principalmente aquele contra o Malucelli, levamos “sorte” que “eles” conseguiram a proeza de dar “chance pro azar”, fazendo com que chegamos ao clássico fortalecido e com uma propabilidade muito grande de ganhar o jogo e chegar na ultima rodada, em casa, e se sagrar campeão. Espero que tudo que foi falado depois do jogo contra o Arapongas que o time jogue realmente pra cima em busca da vitória. A torcida espera isso, e que a raça e determinação esteja em todos aqueles que vestirem o manto sagrado. Ganhar na casa “deles” não tem preço!

Copa!
Sinceramente acho que chegou a hora de se pensar se realmente vale a pena fazer a copa por aqui. Com a parte que Atlético vai gastar poderá muito bem terminar a Baixada sem precisar ficar gastando o que não tem. Já que estamos sozinhos que assim seja!
Um Ultra abraço!

Um Ultra abraço!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *  * * *

Luiz Carlos Betenheuser Júnior
luiz@coritiba.com


É para FERVER o Alto da Glória!

O Coritiba decide o returno do Campeonato Paranaense 2012 contra o arquirrival A. Paranaense, domingo, 22, no Alto da Glória. É a oportunidade para o Verdão vencer e fazer o Couto literalmente tremer e ferver. É jogo para vencer e convencer e dar o recado: o Coxa quer o Tricampeonato!
Agora não existe mais o que deixar de fazer, o que lamentar. É jogar e vencer. E fazer a torcida acreditar que o time verde e branco irá para as finais do regional com vontade de conquistar o título, algo que seria histórico para o Coxa.
Os jogadores do Alviverde terão que mostrar força de vontade e dedicação. Vencer o clássico e levar a vantagens para os dois jogos decisivos. Chegou a hora, Coritiba!

Coritiba, a Torcida que nunca abandona!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

David Formiga
davidformiga@terra.com.br

Ceará que dá Paraná?
O Paraná Clube, dentro de campo, iniciou o ano com duas preocupações e objetivos na temporada: voltar à primeira divisão estadual e nacional. Os compromissos tricolores, no entanto, não se resumem a essas duas competições. Após superar o Luverdense na primeira fase da Copa do Brasil, o time da Vila Capanema entrará em campo na mesma, nesta quarta-feira, para enfrentar o Ceará, com quem empatou em dois gols na semana passada.
O “Vôzão” recentemente teve alguns bons momentos e apesar de ter caído à segundona nacional em 2011 e perdido peças importantes, lidera o seu estadual, tendo bem atuado contra o Gama, eliminando o jogo de volta na primeira etapa. Contra o tricolor, foi uma equipe que pressionou mas, como não teve eficácia ofensiva, por pouco não perdeu em seus domínios.
O time de Ricardinho, além da equipe nordestina, deverá enfrentar a falta de ritmo de jogo. Na última partida, após os vinte e cinco minutos da etapa complementar, alguns atletas tricolores tiveram cãibras, o que comprometeu o desempenho da equipe nos minutos finais, permitindo, inclusive, o empate cearense.
A quarta partida do tricolor no ano deverá ter casa cheia e certamente a torcida será um fator determinante para o sucesso paranista.
O placar conseguido em Fortaleza dá ao Paraná alguma tranqüilidade. O Ceará não pode pensar em empatar sem gols ou mesmo em um tento. Assim sendo, deverá partir para o campo do tricolor, buscando a vitória. Tal estratégia, no entanto, deixará a equipe nordestina vulnerável a contra-ataques o que, com seu frágil sistema defensivo, é promessa de jogo franco.
Caso Ricardinho reveja a escalação de apenas um volante (quando ficaram dois nesse setor, povoando a meia-cancha, a equipe nordestina encontrou mais dificuldades para entrar no setor defensivo tricolor), sem deixar, no entanto, a equipe atrás, atuando com dois meias e dois homens de frente, o Paraná pode conquistar um resultado positivo, passando de fase nessa competição e aí, com mais tempo, poderá enfrentar o Palmeiras, que vem caindo de produção, em melhor situação física. O problema, caso isso se confirme, ficará à Federação paranaense, que será forçada a alterar sua tabela para atender às competições nacionais do tricolor.
A partida terá transmissão pela www.radioparanaclube.com.br via internet e, na Vila Capanema pela FM 87.5.

Força Tricolor!!!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Edílson de Souza
edilsondsouza@yahoo.com.br